- (9)
- (22)
- (11)
- (6)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (89)
- (5)
- (8)
- (3)
- (14)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)

Prodrive e Bahrain unem forças para desenvolver novo carro de Dakar em 2021
A equipe vencedora do Campeonato Mundial de Rally Prodrive entrou em uma joint venture com o Reino do Bahrein para desenvolver um novo carro para disputar o Rally Dakar em 2021.
A empresa britânica de engenharia, que reivindicou títulos de pilotos com Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg e uma série de três títulos de fabricantes diretos entre 1995 e 1997, quando operou a equipe Subaru no WRC, formará uma nova empresa conhecida como Prodrive International pelo seu primeiro ataque ao lendário evento de rally no próximo ano.
A Prodrive International construirá dois carros de fábrica, que competirão na classe T1 de primeira linha, e também produzirá carros para os clientes.
O projeto será financiado pelo fundo soberano do Bahrein, Mumtalakat, que patrocinou o Dakar deste ano.
Desde que seu último programa do WRC com o Mini terminou em 2012, a Prodrive concentrou suas atividades de automobilismo na gestão da equipe do Campeonato Mundial de Resistência da Aston Martin Racing, mas manteve os vínculos com o rally através do desenvolvimento do VW Golf, que foi promovido com sucesso pelo FAW-VW Rally Equipe no campeonato chinês de rally.
Também produziu o Renault Megane dirigido pela GCK no campeonato mundial de Rallycross.
O fundador e presidente da Prodrive, David Richards (abaixo), disse que o Dakar tem sido uma “ambição de longa data” para sua empresa, que venceu o primeiro Campeonato de Rally do Oriente Médio com o piloto do Qatar Saeed Al-Hajri em 1984.
“Ser capaz de fazê-lo com o fundo soberano do Reino do Bahrein, Mumtalakat, e na Arábia Saudita, torna a perspectiva ainda mais especial, pois o Oriente Médio é o local onde a Prodrive iniciou sua jornada no automobilismo em 1984.
“Dakar é um projeto novo e desafiador para o Prodrive, mas que eu e toda a equipe de Banbury estamos gostando.”
Jonny Bourne OBE, CEO interino da Prodrive International, acrescentou: “Além de ter como objetivo ser competitivo e inovador no Rally Dakar em seu novo e fabuloso cenário no Oriente Médio, esta joint venture também apresenta a oportunidade de apresentar ao Reino do Bahrein mais alta tecnologia indústrias, que criam emprego, aprimoram a experiência local e elevam o perfil do Bahrein como um centro de excelência tecnológica no Golfo Arábico “.