• (10)
  • (22)
  • (11)
  • (7)
  • (9)
  • (4)
  • (10)
  • (7)
  • (51)
  • (19)
  • (91)
  • (5)
  • (8)
  • (3)
  • (15)
  • (6)
  • (5)
  • (1)
  • (7)
  • (20)

Anuncie também

Anuncie gratiutamente na mais completa seção de classificados off road da web brasileira

setembro 15, 2021

Discovery Ressuscitado

Depois de ser resgatado do fundo de um lago, este Land voltou à ativa como uma máquina de vencer obstáculos

Durante minha longa carreira viajei para os lugares mais excitantes do mundo, e um deles foi Israel, onde descobri que há uma cena 4×4 espetacular. Existem algumas empresas especializadas em construção, preparação e manutenção de veículos off-road e buggies de corrida no deserto. Não é um grande mercado, mas suficiente para rodar em 4×4 por toda a terra santa. Em uma de minhas viagens off-road, conheci Shahar Doron. Ele me contou que levou dois anos para construir um rock crawler único, usando um Land Rover Discovery ‘afogado’ como o veículo base. Tudo aconteceu durante um de suas aventuras de fim de semana. Shahar calculou mal o terreno e acabou com o carro mergulhado em uma lagoa. Este era para ser o fim de seu Land Rover, mas ele teve a ideia de recuperá-lo e trazê-lo de volta a vida como uma incrível máquina rock crawler. Com o seu conhecimento sobre 4×4, que ele aprendeu como mecânico em uma oficina especializada, Sharar passou dois anos na reconstrução da máquina que você vê nesse artigo.

Discovery

Conheci Sharar há uns seis anos em uma das muitas visitas que fiz à oficina Itsik Mini, em Israel. Há uns dois anos, ele me contou sobre a construção do Land Rover Discovery para rock crawling. Ele passava todo o tempo livre trabalhando no desafio de criar, a partir do que sobrou de seu Discovery 1998, um 4×4 capaz de vencer qualquer obstáculo. Depois do primeiro passo, o de desmontar totalmente o ‘Disco’ e limpar cada peça, Sharar começou a construção a partir do zero. Cada vez que visitava a oficina, via o projeto avançando e perguntava: “quando vamos dirigir a Discovery pelas trilhas rochosas da terra santa?”

Bem, levaram dois anos, mas, no mês passado, recebi o telefonema de Sharar e voei logo à Israel para finalmente andar no Discovery totalmente recuperado. Era uma manhã de domingo ensolarado, em algum lugar no norte de Israel, e eu estava no ponto combinado para encontrar Shahar e seu novo brinquedo 4×4. Ao longe, ouço um ruído chegando e de repente, de um canto empoeirado, vejo o veículo com pneus enormes vindo em minha direção.

Discovery

Do lado de fora, ainda parece um Discovery, embora seja claro que a carroceria foi mudada e o chassi encurtado. As portas dianteiras foram cortadas ao meio e não têm mais janelas. Por dentro, o banco traseiro também foi abolido e foi construída uma gaiola de proteção de acordo com o regulamento da FIA, utilizando tubos de 3,8 mm e presa ao chassi. Enquanto montava a gaiola, Sharar aproveitou para proteger partes vitais e reforçar o que poderia ser danificado em uma trilha ou competição.

A porta traseira desapareceu e agora é um espaço aberto que carrega num quadro da gaiola, um pneu 37×12,5 R17 Cooper STT de sobressalente. Na lateral esquerda, vai um extintor de incêndio e, na direita, utilizando três cortes na janela lateral traseira, um radiador para o óleo da transmissão. Ainda na parte interna da traseira, preso ao teto, fica o radiador do motor com uma espécie de admissão de ar enorme para ajudar a mantê-lo refrigerado. A entrada de ar no teto atuando junto com a abertura traseira (pela falta da porta) gera uma abundância do fluxo de ar que mantém o arrefecimento do motor, mesmo em condições extremas.

Discovery

Os eixos dianteiro e traseiro foram movidos para frente e para trás, respectivamente, para obter melhores ângulos de abordagem e de saída em terrenos difíceis. Esses eixos foram construídos graças ao conhecimento que Shahar ganhou na oficina off-road. O eixo dianteiro é um Dana 60 com um bloqueio ARB. O eixo traseiro é uma história diferente. É também um Dana 60, mas modificado com semieixos de Dana 80 e um “spool” como bloqueio. Shahar ainda fabricou uma proteção especial para o cardã e reforços para o eixo. Freios dianteiro e traseiro são a discos e fazem um ótimo trabalho. A direção utiliza o setor original da Discovery.

A suspensão também foi especialmente configurada como você pode ver nas imagens. Foram usados amortecedores coil over da Fox com 16 polegadas de curso. Estas unidades enormes dão ao Discovery Crawler uma incrível articulação da suspensão. Os links das suspensões dianteira e traseira foram construídos sob medida com alguns pontos reforçados para aguentar possíveis pancadas em pedras.

Discovery

Um olhar mais atento debaixo do capô e vemos um motor Chevy 350, que transfere 425 CV de potência para as rodas. Um monstro que ruge com certeza, se assim pode dizer! Para abastecê-lo, um tanque de 96 litros feito sob medida. A caixa de ar ainda é original Land Rover, mas com um filtro K&N. A entrada de ar é feita por um Snorkel Safari instalado no lado esquerdo do condutor. A transmissão é uma 700R4 GM, que manipula a potência do motor com facilidade. A caixa de transferência é uma Dana 300. Os pneus são da marca Cooper, modelo Discoverer STT nas medidas 37×12,5R17.

Dois guinchos foram montados neste monstro. Na frente, escondido atrás do para-choque, encontramos um Warn 9500. Na traseira, um Bolster 9.500 vai preso ao para-choque em aço montado bem acima da posição original, dando assim maior ângulo de saída.

Discovery

Se dermos uma olhada para dentro do carro, no habitáculo do piloto e co-piloto vemos o painel em chapa de alumínio de 2 mm com instrumentos AutoMeter. Em frente ao piloto temos temperatura da água do motor, RPM, temperatura da transmissão, voltímetro e pressão de óleo. Já para o co-piloto, temos as informações de temperatura e medidor de combustível. No teto, preso à gaiola, temos os botões de controle dos bloqueios. Tanto o motorista como seu co-piloto viajam sentados em bancos Momo, a mesma marca do volante. As marchas são selecionadas por uma alavanca da Winters, modelo Turbo-Hydro 700 Shifter Standard.

O que esqueci de mencionar? O orçamento que Sharar Doron gastou em dois anos de reconstrução? As horas e horas de trabalho não têm preço, assim como a ajuda do chefe de Shahar na oficina Itsik Mini e o apoio da loja Mosh Rahimi & Eli Cohen, especializada em acessórios 4×4. No final, com todo material e equipamentos, Shahar gastou cerca de 15 mil Euros, o que não é ruim para um Land Rover Discovery que foi ‘afogado’ e ressuscitado para virar este incrível rock crawler.

POR: por FRED M. KRIJGSMAN / xtreme-adventure.com

Discovery

Comentários