sábado | dezembro 15, 2018

História do Off-Road

A história dos veículos com tração nas quatro rodas remonta ainda ao século XIX, quando os primeiros 4×4 foram criados. No entanto, é a partir da Segunda Guerra que o jipe, após tornar-se um heróis entre os combatentes e ganhou o mundo. Com o fim da guerra, os fabricantes passaram a apostar no uso civil dos veículos 4×4. Daí para transformar-se em um esporte foi um pulo.

No Brasil, a história do off-road tem início nos anos 80, com a movimentação de alguns aficcionados pelos chamados “veículos fora-de-estrada”, sobretudo no sudeste do País, que culminou com a fundação do Jeep Clube do Brasil, entidade de atuação destacada, responsável pela organização de grandes eventos no segmento.

Contudo, foi a partir de 93 que o off-road foi conquistando terreno e atraindo a atenção de todos – participantes ou não – ensejando, inclusive, a realização de festivais nacionais e de um número cada vez maior de encontros regionais. Os jipes clubes se proliferaram e hoje é comum, nas cidades brasileiras dos mais diversos portes, a existência de pontos de encontro semanais de “jipeiros”.