sábado | dezembro 15, 2018

Modalidades

Expedição
São grandes viagens de aventura organizadas por empresas do ramo, clubes ou até mesmo individualmente por pessoas em busca de novas vivências em terras inóspitas.

Indoor / Jeep Cross
Modalidade de velocidade com jipes e gaiolas (autocross). As provas são realizadas em circuitos fechados com uma média de 400 a 1000 metros de extensão, saltos, atoleiros e curvas fechadas. São competições contra o relógio em pistas simples ou duplas (com dois carros correndo lado-a-lado).

Raid
Prova de regularidade em trilhas. Os participantes recebem uma planilha que contém um roteiro e médias de velocidades a serem cumpridas. No trajeto, são colocados Postos de Controle (PCs) que marcam o horário de passagem dos jipes. Vence quem andar mais regular de acordo com os dados da planilha.

Rally Cross-Country
Prova de velocidade em estradas vicinais e trilhas realizada com veículos 4×4 (picapes e jipes). É uma competição contra-relógio onde piloto e navegador não tem conhecimento prévio do caminho a ser percorrido.

Rally de Regularidade
Bem parecido com o raid, o rally de regularidade difere apenas pelo fato de ser realizado em locais que não exigem tanta técnica de pilotagem para vencer obstáculos. Normalmente são realizadas em estradas de terra.

Rally de Velocidade
Competição de velocidade contra-relógio realizada com veículos 4×4 ou 4×2. Difere do cross-country por permitir à dupla de piloto e navegador fazer um levantamento prévio do traçado a ser percorrido.

Rock Crawling / Trial
Modalidade criada para os 4×4 mais transformados. Exige um grande trabalho de preparação do jipe já que trata-se de uma prova de superação de grandes obstáculos. Realizada normalmente em uma espécie de arena, o rock crawling conta com as chamadas sessões onde piloto, spotter e o jipe são testados ao extremo.