sábado | dezembro 15, 2018

O que é off-road

O termo ‘off-road’, que pode ser traduzido para fora de estrada, é usado para designar atividades esportivas realizadas em locais onde não exista estradas asfaltadas, estrutura urbana ou caminhos de fácil acesso. Normalmente, ele é praticado usando bicicletas, motos, quadriciclos e carros.

Os primeiros veículos off road foram criados durante a 2° Guerra Mundial com o objetivo de ajudar no deslocamento rápido dos soldados em lugares de difícil acesso. Com o fim da guerra, os veículos remanescentes foram levados para a utilização a trabalho e, posteriormente, para recreação.

A prática de atividades off road tem conquistado cada dia mais pessoas que buscam ter contato com a natureza, além de adrenalina já que na maioria das vezes as pessoas vão para lugares afastados dos centros urbanos.

Os termos utilizados podem ser rally, raid ou enduros. No Brasil, a principal competição off road é o Rally dos Sertões. Em nível mundial, o Rally Paris-Dakar é considerada a competição mais famosa e também mais perigosa.