Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
Rodeio
 
Abertura > Dicas > Segurança
Segurança é fundamental!

Seja em competições, de velocidade e regularidade, ou não, é importante termos sempre a consciência de que com segurança não se brinca. Nesse ponto a coisa é séria: o risco que se corre de uma capotagem, por exemplo, é uma constante em aventuras fora de estrada.

E quando se fala em segurança em veículos off-road não faltam acessórios que asseguram, quando bem aplicados, contra vários riscos possíveis nestas situações. Vamos conferir alguns:

"Santo Antonio"
Para veículos sem capota ou com esta em lona, as barras de proteção, ou como são conhecidas, "Santo Antônios", são imprescindíveis. Não sendo assim, não há nenhuma proteção e os tripulantes ficam completamente expostos ao perigo.

A opção de "gaiola", armação tubular que envolve, interna ou externamente, o veículo, é ainda mais recomendado pelo seu grau de segurança. A gaiola externa é ainda melhor pois, além de proteger os tripulantes, protege também o carro.

Chave Geral
A chave geral serve para, em uma emergência, desligar toda a parte elétrica do carro. Isso auxilia quando alguma falha elétrica causa um curto circuito ou quando, em uma capotagem, onde há o perigo de vazamento de combustível que, em contato com uma centelha, pode causar um incêndio.

Extintor
Verificar sempre as condições do extintor com toda certeza irá diminuir o risco de incêndios. Para as competições é aconselhável ainda o uso de um extintor reserva e no caso de provas de velocidade, a melhor opção são os sistemas de distribuição que agem, através de tubulações, por todo o carro.

Bancos
Os bancos de um veículo off-road devem ser adequados ao uso a que se destinam. Para provas de velocidade é necessário o uso de bancos especiais, tipo concha, que possibilitam, além de uma maior proteção ao piloto, a colocação adequada de cintos de segurança de 4 pontos. Já veículos de raid e expedições devem oferecer não só segurança, mas também um bom nível de conforto: isso ajudará muito depois de horas de trilhas.

Cintos de Segurança
Aqui não tem discussão. O cinto de segurança é lei e não é sem razão. Vale lembrar que este deve ser bem ancorado, em um ponto firme do carro, deve estar em perfeitas condições e com engates precisos. A instalação deve ser cuidadosa. A idéia de usar cintos de quatro pontos, quando bem feita, é bem aconselhável.

Objetos Soltos
Nunca ande em trilhas ou provas de indoor com objetos soltos dentro do veículo. Qualquer objeto ou bagagem deve estar preso.

É isso aí. O que vale sempre lembrar é que a melhor maneira de manter a segurança, mesmo com todos os equipamentos, é não ultrapassar seus limites e os de seu veículo. Cuide-se e com certeza você vai se divertir muito em aventuras off-road.




 

 

 

Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos