Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
Rodeio
 
Abertura > Dicas > Pneus 1
Pneus para a prática de off-road - 1ª parte
Escolhendo o melhor pneu


Escolher o pneu para a prática do Off Road é sem dúvida um desafio. Muitos são os detalhes que devem ser levados em conta na escolha de um jogo de pneus para competições e trilhas.

O pneu perfeito para todos os tipos de terrenos não existe. Devemos procurar fazer escolhas que visem otimizar o desempenho do seu jipe conforme o obstáculo a ser vencido.

Lama
Terrenos lamacentos exigem pneus com sulcos profundos, com grande poder de auto-limpeza . Os sulcos profundos têm a finalidade de remover o maior volume possível de lama do caminho; se isso não acontecer, a tração acaba e o jipe pára.

Em competições tipo indoor e trilhas muito pesadas, é indicado o uso de pneus especiais para lama, ou seja, pneus tipo agrícola, com desenho direcional ou do tipo cross .

Areia
Terrenos arenosos exigem pneus largos e baixas calibragens. Na areia solta, as condições de tração são precárias: os pneus afundam e têm pouca aderência. O pneu para essa situação deve ter boa flutuação , para não cavarem buracos no percurso.

Pedras
Em solos pedregosos a tração do jipe fica muito prejudicada. Derrapagens e cortes nos pneus são as principais preocupações. O pneu para esse piso deve ser resistente nas laterais e na banda de rodagem. A resistência das laterais é garantida por pneus com bom número de lonas (8 ou 10), e pneus com construção reforçada nos flancos. É bom lembrar que pneus radiais são menos resistentes a impactos nas laterais devido à sua maior rigidez.

Radiais X Convencionais

Os pneus radiais são em muitos aspectos uma evolução do pneu diagonal ou convencional. Porém, o desempenho dos pneus diagonais supera o dos radiais na prática off road.

A diferença entre os pneus radial e diagonal está no próprio nome. Radial: pneu construído com cordonéis dispostos radialmente à carcaça. Diagonal: pneu construído com cordonéis dispostos diagonalmente à carcaça. Os pneus radiais têm em sua maioria os cordonéis feitos de aço, enquanto os cordonéis dos diagonais são geralmente feitos de nylon.

A construção radial confere ao pneu maior rigidez e conseqüentemente maior durabilidade. Suas laterais são mais flexíveis e frágeis para compensar a rigidez da banda de rodagem. São pneus mais propensos a danos laterais e a cortes. São geralmente fabricados para serem usados sem câmara de ar (tubeless).

O pneu diagonal, por ser mais flexível, dura menos, sendo mais resistente a impactos e cortes. Normalmente são projetados para serem usados com câmaras de ar.

Para competições off road, os fabricantes começaram a desenvolver pneus radiais com reforço nas laterais, que podem (e devem) ser usados com câmara de ar.

Texto: Marcelo Leitão - Recauchubrás e Maneco Pneus

 

Pneus para a prática do off-road - 2ª parte

 

Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos