Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
Rodeio
 
Abertura > Dicas > Rally

Como adquirir o veículo para a competição
Texto: Detlef Altwig

Antes de começar a preparação de um carro, é óbvio que precisamos ter um carro. Para quem quer começar no esporte, essa é uma dúvida muito cruel, pois uma escolha errada pode custar muito caro ou até desestimular o novo competidor. Imagine a seguinte cena: um participante estreante do Rally dos Sertões passando todas as 10 noites da prova embaixo do carro, quebrado várias vezes durante as especiais, efetuando reparos e tendo que parar toda hora para procurar uma oficina.

A primeira coisa que eu sempre pergunto para alguém que me consulta sobre um carro para participar do Rally dos Sertões é a seguinte: qual é o objetivo? A resposta pode parecer óbvia, mas não é.

Se a meta do competidor é brigar por uma colocação de ponta, as opções não são muitas. Agora, se a intenção é apenas participar e "chegar", vencendo as dificuldades do percurso, fazer experiências mecânicas, ou turismo, tudo muda de figura.

Segunda pergunta: qual a verba disponível total para se gastar na equipe (incluindo o veículo, preparação e despesas de prova)?

Existem muitas opções, para os mais diversos bolsos, e é lógico que existe um patamar mínimo, mas não máximo. E aí você me pergunta: qual é este patamar? De acordo com a minha experiência, eu diria que a partir de R$ 20.000,00.

Terceira pergunta: em qual categoria correr? Se alguém quiser correr na TT1, de nada adianta comprar uma L-200. Como existem várias categorias, é preciso analisar os objetivos e escolher o carro adequado para a categoria desejada.

Com essas respostas já é possível se escolher o carro básico para iniciarmos uma preparação. Além de se comprar um carro e prepará-lo, existe uma opção muito interessante, que é se comprar um carro já preparado. A grande vantagem é o custo mais baixo, pois normalmente o preço deste carro é igual ou inferior ao mesmo carro não preparado originalmente.

O maior problema desta opção é encontrar um carro preparado para venda (são poucos disponíveis); depois encontrar um carro em bom estado de conservação (a manutenção é a alma do negócio neste ponto); e, por último, um veículo que atenda os seus anseios em termos de categoria, objetivos e verbas.

Veja na próxima edição: Como escolher e preparar o veículo

 

 
Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos