Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
Rodeio
 
Abertura > Dicas > Rally
Como preparar os equipamentos de segurança
Texto: Detlef Altwig

Macacão
Exigido o macacão anti-chama para o Rally dos Sertões e as provas do campeonato Brasileiro de Off Road. O macacão é feito com duas ou três camadas de um tecido chamado Nomex, resistente ao fogo durante um certo tempo, sendo possível retirar a vítima de um acidente de um carro sem grandes conseqüências, desde que o resgate chegue em pouquíssimo tempo, o que no caso do Rally dos Sertões é algo improvável.

Então qual a vantagem do seu uso? Apesar das dificuldades de resgate em um Rally deste porte, lembrem-se de que os carros largam de 1 em 1 ou de 2 em 2 minutos, assim é bastante provável que em pouco tempo chegue um outro competidor ao local do acidente e possa auxiliar no resgate. Além disso, no caso de um incêndio na hora do acidente, o competidor protegido pelo macacão terá mais chances de sair por conta própria do carro do que se não o estivesse utilizando.

Gaiola
Mais importante que o macacão, o equipamento de segurança principal é a gaiola que proteje os ocupantes contra o afundamento da carroceria no caso de capotamento e colisões. Ela deve ser construída dentro da norma do Anexo J da FIA/CBA de preferência por uma empresa de renome e tradição na área.

Lembre-se que, caso a gaiola esteja fora das especificações deste Anexo J, o carro não poderá largar e todo o investimento e expectativa do Rally irão por água abaixo. Quem já se interessou em ler o Anexo J sabe o quanto é complicado e as vezes até confuso, portanto não se aventure com leigos.

Cintos de segurança
No mínimo de quatro pontos com 3 polegadas (+- 7,5 cm) de largura com homologação da FIA/CBA. No Brasil não são fabricados cintos com estas especificações, portanto este item necessariamente será importado. Um bom cinto custa a partir de U$ 300,00. Temos duas marcas disponíveis para venda no Brasil: Sparco/TWR e Simpson.

Prefira um cinto de 5 ou 6 pontos, apesar de, em uma primeira impressão, parecer desconfortável, ele é muito melhor e adequado para este tipo de esporte que o de 4 pontos.

Bancos
Os bancos devem ser do tipo concha com homologação da FIA/CBA. Nenhum banco nacional adequado ao uso off road é homologado pela CBA, portanto novamente um item importado. Existem muitos modelos à disposição no mercado e cada competidor deve experimentar o modelo mais adequado a seu peso / altura / bolso. A diferença entre um bom e um mau banco descobrimos apenas após o terceiro dia com 16 horas / dia de uso.

Extintor de incêndio
De acordo com o regulamento são necessários 2 extintores, somando o total de 3 kg de pó com sistema de distribuição e acionamento interno e externo do extintor.

Chave geral
Uma deve ser instalada na parte interna e outra na parte externa do veículo. Sendo qualquer uma delas acionada, toda a parte elétrica do carro e o motor devem parar de funcionar.

Luzes traseiras auxiliares
A partir da experiência do Dakar, adotou-se neste ano a obrigatoriedade de 4 luzes traseiras, as duas externas devem ligar junto com a ignição do veículo e as internas junto com a luz de freio original do carro. Algo simples porém muito útil durante o Rally dos Sertões, já que a aproximação de um carro na poeira é o maior perigo desta prova.

Cinta de nylon / Rádio / GPS
São itens obrigatórios que todos os competidores deverão possuir dentro do carro. Neste caso existem dezenas de marcas e modelos e fica a critério de cada um escolher a que mais lhe conveem, pois não são itens críticos.

Capacete
Claro que o capacete também é obrigatório. De uso automobilístico com chancela da FIA/CBA existem muitas marcas e modelos disponíveis no mercado brasileiro, a escolha é de cada um. Um capacete aberto facilita a ingestão de líquidos e alimentos durante a prova, enquanto que o fechado é mais seguro. Não se esqueça de que um bom equipamento de comunicação entre piloto e navegador é essencial para a segurança da dupla, assim ninguém precisa ficar gritando e gesticulando durante a prova, e este equipamento deve ser conjugado ao capacete. .


Próxima: Como preparar o motor

 

 
Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos