Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
Rodeio
 
Abertura > Dicas > Rally
Como instalar acessórios úteis para competição
Texto: Detlef Altwig

Existem muitos acessórios disponeiveis no mercado brasileiro para o Off Road. Podemos ver nas ruas e trilhas veículos 4x4 equipados até os "dentes", as vezes com acesseorios que chegam a valer mais do que o próprio carro. Porém o que é realmente útil e vale a pena ter no carro para participar do Rally dos Sertões? Vamos, então, responder por partes:

1- Navegação

a. Odômetro digital: um bom odômetro digital é fundamental para o navegador poder acompanhar o roteiro, o ideal é usar 2 odômetros, um como reserva. Temos várias marcas no mercado, as mais famosas são Totem e Compass que oferecem produtos de boa qualidade a um custo acessível. Na instalação do odômetro é muito importante um serviço de qualidade na colocação do sensor eletrônico e da ligação elétrica.

b. GPS: é um recurso adicional muito interessante, a planilha do Rally oferece alguns pontos "waypoints" a cada dia. Com um GPS é muito mais fácil de se encontrar o caminho correto, ainda mais se tiver um mapa embutido. O melhor aparelho em termos de qualidade x custo x benefício é o GPSIII da Garmin, porém existem várias marcas e modelos disponíveis nas lojas especializadas.

c. Luz de navegação: importante instalar uma luz desta para o navegador enxergar a planilha à noite, já que na maioria dos dias os deslocamentos se extendem até mais tarde. Uma luz muito usada e já testada é da marca alemã Hella.

d. Mapa rodoviário: item básico de sobrevivência no Rally dos Sertões para o navegador, no caso de necessidade de desviar do roteiro devido a panes é importante saber em que lugar do Brasil você se encontra e qual o melhor e mais curto caminho até a próxima cidade.

>e. Radio PY: além de obrigatório é muito útil para comunicação entre a equipe e a organização assim como na negociação de ultrapassagens durante uma prova especial.

f. Telefone via satélite: a única forma de comunicação durante toda a prova com a equipe de apoio, se puder invista em um aparelho deste tipo.

2- Pilotagem

a. Instrumentos adicionais: conta-giros com luz de advertência, manômetro de pressão do óleo, medidor de temperatura do óleo, medidor de temperatura da água, medidor de pressão de combustível, medidor de pressão do turbo e voltímetro são os instrumentos básicos de qualquer carro de competição. A constante monitoração dos dados fornecidos por estes instrumentos por parte do navegador durante a prova podem fornecer um diagnóstico preciso do funcionamento do motor, evitando superaquecimento ou sobrecarga. É um investimento cujo retorno é evitar um motor fundido. Neste caso, é importante não economizar e instalar os instrumentos da marca americana Autometer que são próprios para competição.

b. Volante esportivo: um bom volante esportivo dá uma dirigibilidade melhor ao carro e nãoo cansa o piloto, com acabamento em camurça dá uma ótima "garra" com ou sem luva. Existem muitas marcas boas, exemplos: Sparco e Momo.

c. Luvas: além de segurança, um bom par de luvas pode evitar as bolhas nas mãoos do piloto, já que serãoo mais de 12 horas / dia de contato com o volante.

d. Pedaleira: um jogo de pedaleiras esportivas complementam o visual agressivo de um carro de competição e dão mais segurança e conforto ao piloto durante a corrida.

e. Manopla de câmbio: Uma manopla de câmbio de boa qualidade também é um fator importante para a pilotagem, dá mais segurança na troca de marchas.

f. Sapatilha: O uso de sapatilha de competição no Rally Off Road ainda tem um certo tabu porém estes calçados são feitos para que o piloto tenha uma sensibilidade muito maior com os pedais permitindo uma "tocada" mais precisa. Existem boas sapatilhas importadas da Sparco e nacionais da Corsa.

g. Intercomunicador: Item fundamental para piloto e navegador se comunicarem durante a prova sem necessidade de gritar, gesticular e correr o risco de errar devido uma má comunicação. Um bom intercomunicador já deve estar incorporado a ambos os capacetes, porém existem modelos para motos que podem ser adaptados em qualquer tipo de capacete. É um item caro.

3- Carro

a. Cintas e ganchos: um bom off roader sabe da importância de um bom jogo de cintas, manilhas e ganchos. Não leve só a cinta obrigatória, leve umas 2 ou 3 e alguns ganchos e manilhas, com certeza serão muito usados durante o rally.

b. Faróis de longo alcance: 2 ou 4 faróis extras de longo alcance com no mínimo 100 w cada complementam o sistema de iluminação original do carro, permitindo que o ângulo de visão seja bastante ampliado para os deslocamentos noturnos e a única especial noturna planejada. É muito importante estudar uma boa fixação para os faróis auxiliares pois até hoje poucos carros que largaram no Rally dos Sertões conseguiram chegar ao final com todos os faróis adicionais. Existem muitas marcas no mercado, porém compre apenas faróis de Ótima qualidade tipo Hella ou Warn, pois com certeza um farol barato irá se desintegrar durante a prova.

c. Espuma protetora para gaiola: É uma espuma especial, de material anti-chama, que envolve os tubos da gaiola de proteção, nos lugares onde possa haver contato do piloto / navegador com a gaiola.

d. Suporte para estepes: Normalmente o suporte original de estepe de qualquer carro é fraco para suportar os "trancos e barrancos" do rally, assim a construção de um suporte reforçado é muito bem vindo. Normalmente cada carro leva dois estepes.

e. Quebra-mato: apesar de ser um item pesado em uma pequena colisão frontal com barrancos ou árvores, muito comum durante o rally, o quebra-mato pode salvar o radiador do carro.

4- Outros

a. Garrafa térmica: duas garrafas térmicas tipo "Termolar" ou do tipo de ciclismo com uma mangueira plástica atee a boca do piloto e navegador permite que se mate a sede, sem desviar a atenção da pista. Quem quiser sofisticar mais pode instalar uma geladeira elétrica.

b. Lanterna: uma boa lanterna pode ser muito útil em reparos de emergência e nos acampamentos.

c. Jogo básico de ferramentas: Levar algumas ferramentas dentro do carro também é interessante no caso de algum reparo, se um dos integrantes da equipe tiver conhecimentos de mecânica é melhor ainda. .

>> Próxima: Como montar uma equipe de apoio.

 

 
Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos