Titulo
Por: Adriano Rocha

Comprando Seu Primeiro ATV. Qual tipo é ideal para você?

Determinar a categoria de quadriciclo que serve ao seu estilo de pilotagem e a finalidade que se fará dele é a primeira etapa no processo de compra de um ATV. Não deixa que o entusiasmo na loja faça a escolha por você. Apresentamos a seguir, as definições das três categorias de quads, seguidas por algumas respostas às perguntas mais comuns.

O que é um 'Utility Quad'?
QuadriOs 'Utility Quads' ou utilitários são exatamente o que o nome implica. São mais orientados ao trabalho, para utilização em fazendas, por exemplo. Os quads utilitários têm tipicamente uma suspensão mais dura, carenagens maiores, bagageiros grandes, engate para reboque e motores 4 tempos. Os quads utilitários têm pneus grandes e carenagens maiores que oferecem melhor proteção da lama que as máquinas da categoria dos 'Sports' ou da 'Sport-Utility'. Além disso, os Utility têm relações de marcha mais reduzidas e oferecem um ótimo torque. A maioria de quads utilitários oferecem também opção de reduzida tornando-os ideais para rebocar e carregar cargas. Se a sua intenção é usar o quadriciclo para rebocar equipamentos ou para uso agrícola, considere também a opção de um motor refrigerado à água.

Apesar de idealizados para o trabalho pesado, os utilitários são também utilizados para lazer. Eles são, geralmente, mais fáceis de aprender. São maiores e mais pesados possibilitando uma pilotagem mais confortável. Os exemplos de quads utilitários são o Honda Rubicon e Praire da Kawasaki.

O que é um 'Sport-Utility Quad'?
QuadriOs 'Sport-Utility' misturam características do quad de esporte e o utilitário. Estes quads têm tipicamente um curso mais longo da suspensão, são mais leves, têm pneus um pouco menores e também têm engate opcional do reboque. Os quads Sport/utility têm carenagens plásticas menores assim, é bom se acostumar a terminar o dia mais enlameado. Seus motores 4 tempos são ajustados para um desempenho mais elevado com menos torque e também não têm embreagens manuais.

O tamanho e a capacidade de carga são menores que um quad utilitário. Se você gosta de velocidade, salto e uma pilotagem mais agressiva mas precisa de bagageiros e capacidade de carga e reboque, esta pode ser sua categoria ideal.

O que é um 'Sport Quad'?
QuadriOs quads da categoria 'Sport' são máquinas mais rápidas e leves. Têm motores de dois ou quatro tempos e são ajustados para o desempenho máximo. Tem normalmente câmbio manual e relações elevadas fazendo com que a potência do motor seja direcionada para manter a aceleração. A suspensão de longo curso é feita para aguentar os saltos. O peso é um fator importante e, sendo assim, os 'Sport' são menores, não têm racks, a carenagem é pequena e com toda certeza você ficará enlameado! Os quads 'Sport' possibilitam uma pilotagem mais agressiva mas é aconselhável um pouco de cautela para os iniciantes. Os exemplos de quads do esporte são o Honda 400EX e o Banshee da Yamaha.

Devo começar com um automático ou partir logo para um manual?
Todos os fabricantes oferecem pelo menos um quadriciclo com uma transmissão automática. Todos os ATVs automáticos do mercado (exceto o Rubicon de Honda) são tracionados por corrente. A transmissão automática é mais agradável de se pilotar e tem sido melhorada nos últimos anos, mas não oferecem a compressão do motor com câmbio manual. Isto é importante em descidas íngremes, quando a compressão do motor funciona como freio. Em pisos escorregadios, os freios tendem as escorregar e segurar o quad com o freio-motor evita que se perca o controle nas descidas - uma situação não muito boa. Em contra partida, os automáticos são excelentes nas subidas.

Realmente preciso de 4x4?
QuadriA menos que você goste de quads de esporte, começar com um quad da tração 4x4 é recomendado. O quadriciclo 4x4 te dá mais segurança para enfrentar trilhas pesadas e, principalmente, lama e atoleiros. Os 4x4 também são mais seguros em descidas íngremes. Se você puder gastar um dinheiro extra, sem dúvida os 4x4 são melhor opção mas o fato de estar com um 4x2 não impedirá sua diversão.

Devo começar com um 500cc?
Se você ainda está começando a pilotar um ATV e esta for sua primeira compra, sugerimos que comece com um quadriciclo menor. Não é necessário começar com o maior quadriciclo possível e raramente um 500cc 4x4 vai a algum lugar que um 300 cc 4x4 não vá.

Há duas vantagens nos quadriciclos mais fortes. O quadro é maior, assim que se você for uma pessoa alta, se sentirá mais confortável. Outra vantagem é que a maioria dos quads de motor maior tem refrigeração líquida ideal para o trabalho diário no campo.

E meu tamanho, é um fator?
Na categoria dos 'Utility-Sport', sua altura e peso não são fatores tão importantes como nos quads de esporte. A menos que você seja muito pesado, toda máquina utilitária poderá transportá-lo com facilidade. Se você estiver acima dos 150 kg, comece um quad de motor grande. Se você for alto, os quads mais potentes também são melhores já que possuem o quadro maior. O ideal é que, ao sentar-se no quad, seu joelho fique dobrado em 90 graus.

Os quads pequenos da categoria esporte podem ser um pouco desconfortáveis para uma pessoa mais alta. Entretanto, se você tiver um estilo agressivo de pilotagem, sua altura não pode ser um fator predominante. Normalmente você estará em pé e, nesta posição, a diferença do tamanho passa desapercebida. Seu peso faz pouca diferença, a não ser o fato de que, quanto mais pesado, mais curtos e baixos serão seus saltos.

QuadriResumindo, pessoas grandes devem dar preferência para quadriciclos maiores. Se você é alto mas quer um pequeno 'Sport-Quad', prepare-se para possíveis dores no joelho no final de um longo dia de trilha. Quads de tamanho médio transportam qualquer um com relativo conforto - à exceção dos muito grandes. Já os 'Utility Quads' com motores mais potentes transportam qualquer um.

Embora tenhamos tentado ser o mais exatos possível, certamente nossa opinião não é a verdade absoluta. Converse com proprietários, veja várias marcas, teste, pergunte... Procurando uma revendedora especializada para comprar seu primeiro quad você certamente terá um bom suporte para achar sua máquina ideal. Aí, é só dar a partida e se divertir nas trilhas e, quem sabe, nas competições.

COMENTÁRIOS Comente