Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
Rodeio
 
Abertura > Dicas > Navegação
Navegação - 3ª parte: Expedições

CipoO ideal básico do off-road é a possibilidade de se cruzar por terrenos intransponíveis percorrendo longas distâncias. Foi a partir daí que surgiram as competições. Mas o verdadeiro espirito off-road é mesmo a aventura em desvendar caminhos e civilizações desconhecidas.

Para quem quer percorrer algum trecho desconhecido ou mesmo chegar a algum lugar por um caminho não convencional, aí vão algumas dicas.

Instrumentos e informações

Levantar o máximo de informações possível a respeito do local onde deseja ir talvez seja o fator mais relevante para o sucesso de uma expedição.

Mapas dão uma ótima noção de localização e junto com o GPS, tornam-se básicos para a navegação em expedições. Determinar os principais pontos onde deverá passar e localizá-los no mapa é primordial.

Informe-se também a respeito da cultura local por onde passará a expedição.

Procure programar o roteiro com a máxima precisão no que se refere aos locais de pernoite, alimentação e abastecimento do veículo. Lembre-se de levar alimento e combustível além do necessário, caso algo errado aconteça, uma reserva pode salvar a expedição. É preciso também estudar possibilidades alternativas de trajeto.

Culturas e meio ambiente

Por onde passar você deve lembrar-se que está, de certa forma, 'invadindo o terreno' de outras pessoas. Respeitar a cultura local significa cumprir com prazer toda a expedição. Preservar a natureza é outro ponto primordial. Se o roteiro incluir trechos em parques, procure se informar sobre a possibilidade de fazê-lo.
Por onde for, vá com calma. O mais importante é curtir a natureza e conhecer as culturas por onde passará. Veja, pense, converse, participe. Quando voltar você será outra pessoa.

 

 

 

Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos