Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
Rodeio
 
Abertura > Dicas > Navegação
Navegação - 1ª parte: Instrumentos

Um dos fatores mais importantes na prática do off-road é, sem dúvida, a navegação. Navegar nada mais é do que a interpretação das informações que estão disponíveis e, sendo assim, quanto maior o número e a qualidade da informação, maior será a precisão com que se pode dirigir em uma situação off-road.

Essas informações podem ser conseguidas de diversas formas: mapas, planilhas, instrumentos de navegação, referências visuais, etc.

Mapas
Os mapas oferecem ao navegador a possibilidade, não só de localização, mas também dá indicações de altitudes, que normalmente é dada por linhas coloridas de curvas de nível. Essas curvas ajudam também a identificar o tipo de relevo que será encontrado. Quanto menor é a distância entre as curvas maior será o grau de inclinação.

O IBGE dispõe de mapas e cartas em escala 1:100 000 que possibilitam uma visão de áreas específicas sendo, inclusive, possível a localização de trilhas, cachoeiras, etc.

GPS
O GPS (Global Pointing System) é um receptor de informação obtida por satélites. Através da captação de três satélites o sistema permite informar latitude e longitude. Com quatro satélites é possível obter, também, informações a respeito da altitude. O GPS te dá a posição exata onde se encontra, podendo ainda lhe informar a direção que deve ser tomada para determinados pontos, velocidade média, distância entre pontos, etc.

Bússola
O uso da bússola é simples e pode ajudar bastante. A agulha indica o norte magnético. Porém, alguns detalhes são importantes. A bussola funciona através do magnetismo, para ser usada dentro do veículo ela deverá possuir um compensador magnético, caso contrário é indicado que, quando for fazer a leitura, se afaste do carro cerca de 10 metros, para evitar uma interferência.

Computador de bordo
O computador de bordo mede, basicamente, a distância que o veículo percorreu. A partir daí relaciona esse dado com o tempo, obtendo velocidade média, quilometragem total e parcial, cronômetro, etc. No próximo capítulo falaremos detalhadamente a respeito.

Calculadora
A calculadora é muito útil, principalmente em raids. Recomenda-se o uso de calculadoras programáveis. Lembre-se, também, que trabalha-se com o fator tempo, ou seja, em horas, minutos e segundos, e não em números decimais.

Planilha
A planilha é uma descrição do trajeto a ser percorrido. Ela é levantada anteriormente e contém informações básicas: quilometragem parcial, quilometragem acumulada, avisos e observações, desenhos indicativos, etc. A perfeita análise da planilha pode levar a uma vitória em raids de regularidade. Em uma próxima oportunidade trataremos da leitura e análise da planilha.

Mapas, bússolas, planilhas são essencias. Mas de nada adianta sair totalmente equipado sem ter os conhecimentos necessários para tirar proveito desses equipamentos. Na próxima Dica falaremos a respeito da navegação em raids e expedições.

 

 

 

Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos