Mapa do Site Primeira Vez? Publicidade
Rodeio
 

Abertura > Jipe do Mês > Dodge

Off-Road peso pesado

Este Jipe do Mês merece um destaque especial por dois motivos principais: primeiro por não ser propriamente um jipe e sim um caminhão 4x4; sefundo por não ser qualquer caminhão 4x4 e sim um Dodge P 400, construído sob encomenda.

A história do "Dino" (nome de "batismo" do monstrengo) começou em 1.979, quando Georges Paturle, amigo do atual proprietário, Pedro Barroso, , resolveu "montar" um veículo para o acompanhar em suas pescarias. Desenvolvido o projeto, os dois foram à luta...

Da concessionária Emercan, o caminhão foi para a extinta Engesa, onde foi instalado o motorzão Perkins 6354 (6 cilindros, turbo-diesel intercooler) e o sistema de tração 4x4 utilizado no Carro de Combate Militar EE 23. O próximo passo foi a carroceria e a empresa escolhida para executar o serviço foi a Decandia, famosa por construir carrocerias especiais para veículos de várias marcas. No caso do "Dino", não foi utilizada uma estampa já pronta; o serviço foi feiro sob encomenda, o que torna este caminhão único. Foram mantidas as dimensões originais do chassis do P 400 e priorizados aspectos como ângulos de ataque e de saída.

Durante muitos anos, Paturle manteve o "Dino" parado, sem utilização. A pouco mais de dois anos, quando veio morar em Belo Horizonte-MG, Barroso convenceu o amigo a vender o caminhão. Nesta época, ocorreu uma passagem interessante: para que fosse feita a mudança de placa, o veículo teve que ser submetido a um teste de segurança veicular realizado no INMETRO, na Universidade Federal de Uberlândia. "Dino" foi e voltou rodando e passou no teste de maneira irrepreensível.

Atualmente, Barroso também encontra-se sem uma utilização para o caminhão e, por isso, está vendendo o mesmo. Os interessados na relíquia devem entrar em contato pelo telefone (31) 9985 8522.

A seguir, a ficha técnica detalhada da máquina:

Marca: Dodge
Modelo: P 400 4x4
Ano de fabricação: 1.979
Capacidade: 05 lugares
Motor: Perkins 6354, turbo-diesel intercooler, 6 cilindros
Potência: 190 HP
Transmissão: Manual, de 05 velocidades
Tração: 4x2 e 4x4, com caixa de transferência e eixo dianteiro Engesa, utilizado no Carro de Combate Militar EE23
Freios: Hidrovácuo, com tambores dianteiros e traseiros
Suspensão: Feixes de molas dianteiros e traseiros, com barra estabilizadora
Pneus: 7.50 R16, especiais para off-road
Dimensões: Chassis original Dodge P 400
Peso bruto total: 4.000 kg
Acessórios: Ar condicionado, guincho elétrico Warn (6.000 kg), direção hidráulica

Georges Paturle, o criador do Dodge P-400 "Dinossauro", dá novas informações sobre o curioso veículo.

 

 

 

Dotzi Planeta Off-Road
geral@planetaoffroad.com


Aviso Legal
Privacidade
Créditos