- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
Segurança é fundamental!
Seja em competições, de velocidade e regularidade, ou não, é importante termos sempre a consciência de que com segurança não se brinca. Nesse ponto a coisa é séria: o risco que se corre de uma capotagem, por exemplo, é uma constante em aventuras fora de estrada.
E quando se fala em segurança em veículos off-road não faltam acessórios que asseguram, quando bem aplicados, contra vários riscos possíveis nestas situações. Vamos conferir alguns:
“Santo Antonio”
Para veículos sem capota ou com esta em lona, as barras de proteção, ou como são conhecidas, “Santo Antônios”, são imprescindíveis. Não sendo assim, não há nenhuma proteção e os tripulantes ficam completamente expostos ao perigo.
A opção de “gaiola”, armação tubular que envolve, interna ou externamente, o veículo, é ainda mais recomendado pelo seu grau de segurança. A gaiola externa é ainda melhor pois, além de proteger os tripulantes, protege também o carro.
Chave Geral
A chave geral serve para, em uma emergência, desligar toda a parte elétrica do carro. Isso auxilia quando alguma falha elétrica causa um curto circuito ou quando, em uma capotagem, onde há o perigo de vazamento de combustível que, em contato com uma centelha, pode causar um incêndio.
Extintor
Verificar sempre as condições do extintor com toda certeza irá diminuir o risco de incêndios. Para as competições é aconselhável ainda o uso de um extintor reserva e no caso de provas de velocidade, a melhor opção são os sistemas de distribuição que agem, através de tubulações, por todo o carro.
Bancos
Os bancos de um veículo off-road devem ser adequados ao uso a que se destinam. Para provas de velocidade é necessário o uso de bancos especiais, tipo concha, que possibilitam, além de uma maior proteção ao piloto, a colocação adequada de cintos de segurança de 4 pontos. Já veículos de raid e expedições devem oferecer não só segurança, mas também um bom nível de conforto: isso ajudará muito depois de horas de trilhas.
Cintos de Segurança
Aqui não tem discussão. O cinto de segurança é lei e não é sem razão. Vale lembrar que este deve ser bem ancorado, em um ponto firme do carro, deve estar em perfeitas condições e com engates precisos. A instalação deve ser cuidadosa. A idéia de usar cintos de quatro pontos, quando bem feita, é bem aconselhável.
Objetos Soltos
Nunca ande em trilhas ou provas de indoor com objetos soltos dentro do veículo. Qualquer objeto ou bagagem deve estar preso.
É isso aí. O que vale sempre lembrar é que a melhor maneira de manter a segurança, mesmo com todos os equipamentos, é não ultrapassar seus limites e os de seu veículo. Cuide-se e com certeza você vai se divertir muito em aventuras off-road.