- (15)
- (50)
- (28)
- (8)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

O Niva do Putin
Símbolo da indústria automobilística russa, o lendário Lada Niva já brilhou em uma das garagens de Vladimir Putin.
Em posse do líder desde 2009, o modelo faz parte da frota da residência estatal em Sochi. Nele, Putin leva pessoalmente autoridades do Comitê Olímpico Internacional em uma excursão promocional às montanhas do centro olímpico da região. Além disso, em uma ocasião, Putin levou este Niva para uma reunião com o primeiro-ministro turco Erdogan. Pelo que parece, inclusive pelo estado do veículo, estas são as únicas “aventuras” que Putin leva o seu 4×4.
Mesmo com a capacidade off-road e os incrementos realizados, parece que Putin não explora o modelo intensivamente, demonstrando um zelo especial pelo SUV. A pintura, com elementos de camuflagem e variações de verde, mantém um brilho e tonalidade impecáveis, enquanto os pneus, preparados para enfrentar trilhas, aparentam nunca ter sido tocados pela lama.
O 4×4 de Putin tem uma preparação especial em relação às versões originais, recebendo modificações tanto estéticas quanto mecânicas. O carro foi preparado na PSA “Bronto” (PSA-VIS), em Tolyatti, um departamento de carros esportivos da AvtoVAZ.
Em 2010, surgiram informações de que Vladimir teria mencionado em uma conversa com um jornalista que o motor de seu carro era um Opel
Em 2010, surgiram informações de que Vladimir teria mencionado em uma conversa com um jornalista que o motor de seu carro era um Opel. Muitos acreditaram no boato baseando-se no fato de que o Niva seria da versão especial da Lada chamada de “Lynx”. Acontece que Vladimir Putin comprou o carro não na versão “Lynx”, mas em uma modificação especial “Jungle”, feita sob encomenda pela PSA “Bronto”.
Sob o capô do Niva de Putin há um motor a gasolina de 1,9 litros que produz até 140 cv. A caixa de câmbio recebeu uma gama especial de relações de transmissão e uma embreagem Valeo com diâmetro de 215 mm. A caixa de transferência também foi alterada e bloqueio de diferenciais de deslizamento limitado foram instalados. A suspensão dianteira foi completamente substituída pelo do Chevrolet Niva. Além disso, o “Jungle” conta com um eixo traseiro reforçado, amortecedores a gás, semieixos reforçado. Na dianteira, o 4×4 russo ganhou um guincho instalado em um novo um quebra-mato, além de snorkel e luzes auxiliares.
Em dezembro de 2023, rumores apareceram dizendo que o Lada Niva de Putin estaria à venda na Grã-Bretanha. O modelo, na época com apenas 580 km no hodômetro, teria sido anunciado por aproximadamente R$ 165 mil. Não se tem mais notícia dele desde então.