- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
Brazook QT01: Diversão de gente grande
O que acontece quando dois amigos resolvem criar um “brinquedo” para se divertirem nas provas de rock crawling? No caso de Edvaldo Rocha e Rodrigo Portugal, o resultado foi bem além da simples diversão. A dupla criou o QT01, um carro vencedor e surpreendente.
Quando dois grandes profissionais da área de off-road resolvem entrar para a turma do rock crawling é de se esperar que o resultado surpreenda. E surpreendeu mesmo! O QT01 não foi a primeira aventura da equipe Brazook. Depois de preparar o “Gafanhoto”, um Suzuki Samurai com uma série enorme de transformações, a equipe passou uma temporada competindo nas provas de trial pelo país afora. As competições deram à equipe a experiência que precisava para criar e produzir um novo jipe. A idéia de Edvaldo Rocha, da Suzucar, e Rodrigo Portugal, da RC 4×4, partiu do principio que eles fariam um veículo exclusivamente para participar (e vencer) provas de rock crawling.
Cada detalhe foi pensado para cumprir esse objetivo. Suspensão, motor, câmbio e equipamentos foram definidos e os dois amigos só não fizeram um carro a partir do zero por falta de espaço e de uma mesa para gabaritar o chassi. A opção foi utilizar como plataforma, as longarinas de um Suzuki Vitara cinco portas (Sidekick). Porém, do chassi original, pouca coisa permaneceu original, a começar pelo tamanho. Toda a parte traseira, depois do banco, foi cortada. Segundo Edvaldo, só era preciso o pedaço o chassi até o banco do motorista. O restante não era necessário e só representaria peso extra e empecilho para o curso de suspensão. Os suportes e travessas originais foram retirados para dar lugar a outros de sustentação do novo motor e as duas caixas de transferência. Na dianteira, a ponta do chassi também foi eliminada. O motor ficou em uma nova posição, mais baixo e recuado, melhorando o equilíbrio e abaixando o centro de gravidade.
A idéia inicial era de, a exemplo dos jipes de trial americanos, fazer um carro com entre-eixos de 100 “. Só que, com essa medida, alguns suportes dos links da suspensão traseira ficariam em lugares ruins. A melhor opção encontrada foi acrescentar mais quatro polegadas, resolvendo o problema da suspensão sem comprometer o conjunto. Na traseira, foi usada uma suspensão do tipo” 4 Link” que, pela sua triangulação, elimina a necessidade da barra panhard. Uma outra vantagem é que a “4 Link” permite uma articulação grande sem a necessidade de um carda com estriado longo, pois ela segue a direção dos links, diferente do que acontece com o uso de feixe de molas. Na dianteira foi usado o sistema “5 Links”com panhard. Os quatro amortecedores são Air Fox que funcionam com nitrogênio e óleo e cumprem as funções de amortecedor e mola, sustentando o veículo.
Embaixo do capô do QT01, a Suzucar optou por colocar um motor original, mas com uma potência satisfatória. Veio então de um Grand Vitara XL-7 o motor de 174 cv que tem o mesmo peso do motor que equipa o Grand Vitara, porém com 40 cv a mais de potência. O câmbio automático também veio da XL-7, porém, na transferência, a dupla realizou um verdadeiro projeto de engenharia. Foram instaladas duas caixas de transferência ligadas em série. A primeira, do Vitara, foi cortada para retirada da corrente e recebeu uma alavanca na lateral com as opções de 1:1 ou reduzida de 1:8. Depois foi criado uma flange que a une com a caixa de redução Toyota. Nessa segunda caixa foi adicionado um kit americano de redução 4:70 que tem duas alavancas: uma para 4×2 ou 4×4 e a outra para redução 1:1 ou 4:70.
O QT01 já provou sua eficiência levando a dupla Edvaldo e Rodrigo ao pódio várias vezes. Mesmo com toda essa tecnologia e superioridade mostrada em todas as provas que a Equipe Suzucar participa, Edvaldo tem melhorias que estão sempre sendo implementadas no jipe. Ainda tem muita novidade por vir.
Por: Adriano Rocha | Fotos: Adriano Rocha