- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
40 anos de Classe G
Um dos mais icônicos 4×4 completa quatro décadas de vida
Em fevereiro de 1979, o modelo G teve sua estreia mundial em Toulon, na França. Nessa ocasião, o press kit da Mercedes-Benz enfatizou os valores de “capacidade intransigente fora de estrada e em estrada”, bem como “máxima variedade de uso”. Durante décadas, o G evoluiu continuamente a partir de um veículo off-road útil com alta qualidade de condução na estrada. Após quatro décadas, o Classe G tornou-se um ícone que mistura as excelentes qualidades off-road com um acabamento de alto luxo.
A história do modelo G começou no verão de 1969. Na época, a Daimler-Benz AG e a austríaca Steyr-Daimler-Puch AG entraram em negociações sobre uma possível cooperação. Ambos os fabricantes ofereciam veículos com excelentes capacidades off-road como parte de suas linhas de produtos: o Mercedes-Benz Unimog, bem como o Puch Haflinger e o Puch Pinzgauer. Em 1971, a ideia de construir, em conjunto, um veículo off-road foi lançada pela primeira vez. A ideia era de combinar capacidades off-road extremas com bom manuseio na estrada. Em 1972, os CEOs Dr. Joachim Zahn (Daimler-Benz AG) e Dr. Karl Rabus (Steyr- Daimler-Puch AG) chegaram a um entendimento básico sobre o desenvolvimento conjunto do veículo leve off-road. O desenvolvimento então, progrediu rapidamente. O primeiro modelo de madeira foi criado em abril de 1973. O primeiro protótipo rodoviário começou a ser testado em 1974.
O modelo G foi construído desde o início na fábrica de Puch em Graz-Thondorf. A produção da série começou em fevereiro de 1979, logo após a estreia mundial da G. nas mãos da Geländefahrzeug Gesellschaft (GfG), fundada pelas duas empresas em 1977.
O G foi lançado para o mercado em primeiro lugar como a série do modelo 460: Um veículo off-road universalmente utilizável com interior relativamente austero e muitos detalhes na tecnologia do sistema de tração. O sistema de tração integral selecionável com bloqueio do diferencial central de 100% e bloqueios dos diferenciais nos eixos dianteiro e traseiro.
Um processo de avanço contínuo do modelo G começou logo após o seu lançamento. As etapas importantes incluíram, por exemplo, a direção hidráulica (1987) e os freios ABS (1990).
Um capítulo particularmente bem-sucedido começou em 1999: esse é o ano em que o G 55 AMG se tornou o novo modelo topo de gama da série 463. Ele formou a base para o sucesso duradouro dos veículos de alto desempenho da Classe G da Mercedes-AMG.
A nova geração da série de modelos 463 celebrou sua estreia mundial no Salão Automóvel Internacional Norte Americano (NAIAS) em Detroit em janeiro de 2018. Ela carrega os pontos fortes desse artista carismático para o futuro.. O que não mudou foram as excelentes capacidades off-road. Em alguns pontos, o novo G-Class até supera o seu antecessor. E do lado de fora, é notório o DNA do modelo: os genes do G de 1979 são evidentes no G-Class.
Texto: Adriano Rocha | Fotos: divulgação