Em todos esses anos no mundo off-road, já notei alguns sonhos bem comuns entre os jipeiros. Um deles é o de construir o seu próprio e exclusivo veículo 4×4. Outro é ter um Hummer. O empresário e engenheiro Átila Pêgo, sócio da Atake 4×4, resolveu realizar os dois sonhos de uma só vez.
Átila, que sempre gostou de off-road e já teve vários carros 4×4, queria um veículo bruto e sem frescura. Buscou, então, inspiração em modelos como o Hummer HX Conceito e o Jeep Hurricane para projetar e construir seu próprio 4×4. Das primeiras ideias até o carro pronto foram quatro meses de trabalho.
O empresário utilizou a plataforma de um Ford Explorer. Durante o processo de execução, foram desenvolvidas todas as ferramentas de duplicação do projeto, que pode ser construído utilizando outras mecânicas como da Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e Ford F250, por exemplo. O projeto permite instalar sistemas de suspensões especiais para terrenos rochoso ou áspero. “O projeto do carro ficou bem flexível, podendo fazer pequenas alterações de medidas, e permitindo montar outro veículo igual em 40 dias com o mesmos padrão de qualidade e desempenho”, completa Átila.
Os feixes de mola foram trocados por molas helicoidais. A ideia, no entanto, é fazer uma modificação completa utilizando sistema 4-Link.
A única alteração realizada na mecânica do Explorer foi na suspensão traseira. Os feixes de mola foram trocados por molas helicoidais. A ideia, no entanto, é fazer uma modificação completa utilizando sistema 4-Link. O powertrain permanece o mesmo do Ford Explorer: motor V6 4.0 litros a gasolina com caixa de marchas manual.
A carroceria foi totalmente projetada e construída por Átila. O capô e para lamas são feitos em fibra e todo o restante em chapa e tubos de norma técnica posicionados estrategicamente, garantindo maior segurança para os tripulantes. O veículo pronto ficou com apenas 1.290 kg, proporcionando maior potência e agilidade para o conjunto, altura de 1,85m e comprimento de 4,4m. O entre-eixos tem 2,86m e os ângulos de ataque e saída são de 65° e 50° respectivamente.
O jipe desenvolvido por Átila ficou como ele queria, com um visual agressivo e militar. O projeto atendeu perfeitamente o seu objetivo de ter um 4×4 bruto e sem frescura, com pilotagem segura e confortável.
Por: Adriano Rocha | Fotos: Adriano Rocha