- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
Altitude Truck Expedition
Matthias Jeschke monta equipe com 14 pessoas e dois caminhões MAN para tentar bater o recorde de altitude com veículo automotor
Em novembro de 2017, a Rheinmetall MAN High Altitude Truck Expedition montou dois acampamentos, um a 6.100 metros de altitude e outro a 5.200 metros, em Ojos del Salado, o vulcão ativo mais alto do mundo. Os abrigos foram construídos durante a tentativa da equipe de estabelecer um novo recorde mundial para a condução em alta altitude. A equipe partiu no dia 6 de novembro de 2017, a bordo de dois caminhões Rheinmetall MAN HX. Eles partiram para o ponto mais alto da Terra acessível aos veículos motorizados: Ojos del Salado, no Chile, a cerca de 6.890 metros. A equipe pretendia atingir uma altura de pelo menos 6.690 metros.
A equipe foi liderada por Matthias Jeschke, que já havia estabelecido um recorde no local ao chegar com dois Jeep Wrangler a 6.646 metros em 2007. Recorde este, logo quebrado por uma dupla chilena.
O objetivo de estabelecer um novo recorde mundial para a condução em alta altitude foi frustrado, devido a uma barreira de rocha intransponível e às condições climáticas adversas que levaram o HX 6×6 ao limite. A equipe de expedição de Ojos del Salado, na cordilheira chilena, precisou voltar à base depois de atingir 6.150 metros de altura. “Nós lutamos para vencer nosso caminho até uma altitude respeitável. Mas as condições eram extremamente difíceis, impossibilitando uma subida adicional. Tentar continuar teria sido irresponsável. Nós tomamos a decisão certa. Para um projeto como este ter sucesso, uma multiplicidade de fatores tem que coincidir perfeitamente. Atualmente, estamos explorando uma série de possibilidades para montar uma segunda tentativa em breve”, disse Mathias Jeschke.
A equipe da expedição incluiu dois veteranos militares, Paul Warren, da Austrália, e Chris Bailey, do Reino Unido, cuja participação foi planejada para angariar apoio para as organizações de veteranos em seus respectivos países. “A expedição tem tudo a ver com desempenho dos veículos e a perseverança da equipe. Nossas feridas nunca nos impediram de seguir esse objetivo ambicioso. O que é importante para mim é que nossas realizações são o que mais importa aqui, não nossas limitações. Estou muito orgulhoso de ter podido participar desta expedição”, disse o membro da equipe Paul Warren. Chris Bailey acrescentou: “Ao participar, demonstramos nossa ambição e nossa capacidade de realizar, características que, a propósito, caracterizam a grande maioria de nossos camaradas, homens e mulheres. Também estamos gratos por ter conseguido levantar tanto dinheiro para organizações que cuidam das necessidades dos veteranos e lhes dão uma voz na sociedade.” A equipe da Rheinmetall MAN High Altitude Truck Expedition, também, construiu duas cabanas de refúgio de alta altitude, que vão oferecer apoio para as expedições que se aventurarem em Ojos del Salado nos próximos anos. Durante a subida, o caminhão HX 6×6, também, resgatou dois grupos de alpinistas a uma altitude de cerca de 6.000 metros.
- Veja também: Entrevista: João Barone
- Veja também: Comboio de Jeeps militares faz missão em homenagem à FEB
- Veja também: Meu nome é Boddy!
Matthias Jeschke e sua equipe enfrentaram o desafio com um caminhão HX 4×4 (340 HP) e um HX 6×6 (440 HP) da Rheinmetall MAN, modelos baseados na série Rheinmetall MAN HX standard. Os caminhões desta série estão a serviço das forças armadas de vários países, incluindo o Reino Unido e a Austrália, onde atuam em uma função logística durante operações implantadas.
Os dois caminhões foram especialmente modificados para garantir que eles pudessem lidar com as condições ambientais e as íngremes encostas vulcânicas com superfícies pedregosas e escorregadias. Os controles do motor foram modificados para lidar com as condições extremas: a 6.000 metros acima do nível do mar, as leis da física determinam que os motores produzam apenas cerca de dois terços de sua potência normal.