- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
A audaciosa viagem de jipe ao Alasca em 1955
Um abacaxi para descascar: três escoteiros e a ideia maluca de fazer uma viagem de ida e volta para o Alasca num jipe
A ideia de fazer uma viagem de carro do Brasil até o Alasca é, no mínimo, audaciosa. Agora imagine fazer isso em 1955, a bordo de um Jeep Willys e, ainda por cima, dando volta pelo sul da América do Sul! Mas, apesar de parecer uma loucura, foi o que três escoteiros – Charlie, Hugo e Jan – fizeram na chamada Operação Abacaxi. Saíram de São Paulo e partiram para uma expedição de ida e volta para o Alasca.
O projeto começou com a vontade dos três subchefes do Grupo Escoteiro Carajás de chegar no VIII Jamboree Mundial de forma inusitada. Decidiram então ‘subir’ de Jeep até lá. Após a preparação do carro, que incluiu a colocação de capota de aço e modificações na suspensão para aguentar mais peso entre outras, o trio partiu para a aventura. Saíram de São Paulo no dia 2 de abril de 1955. Os números da viagem mostram o tamanho da aventura. Foram percorridos 72 mil quilômetros, 17 países e mais de um ano rodando por todo tipo de caminho.
- Veja também: Entrevista: João Barone
- Veja também: Comboio de Jeeps militares faz missão em homenagem à FEB
- Veja também: Meu nome é Boddy!
Os três escoteiros não só conseguiram chegar ao Jamboree Mundial no Canadá, como também, seguiram caminho até o Alasca antes de voltar para o Brasil. No dia 14 de abril de 1956 foram recebidos pelo governador de São Paulo.