- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
Bronco: mais um ícone da Ford para o Brasil
Qualquer semelhança visual com o Land Rover Defender é mera coincidência… E, após 55 anos do nascimento do Bronco – e cinco gerações –, a Ford lança o modelo no Brasil com importação que já está em pleno vapor e chega às concessionárias nesta quinta-feira, 20 de maio.
A Ford traz ao país o Bronco em versão única, a Sport, e de acordo com o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, este modelo proporciona um equilíbrio de todos os atributos disponíveis nas versões do Bronco nos EUA (duas e quatro portas e Sport).
A Planeta Off-Road participou do evento de lançamento do modelo, na pista de teste da Ford em Tatuí /SP. Andamos com o carro no asfalto e na terra, e ao entrar no veículo tivemos aquele “choque” de tecnologia e conectividade típica do mundo de 2021 – algo que não é habitual (ou não era) nos veículos do segmento fora-de-estrada.
Confesso que tantos botões e funções chegaram a confundir um pouco, principalmente, dentro de um modelo com vocação off-road, mas que, com certeza, tornaram-se um grande diferencial do Bronco – e, claro, nós nos acostumamos rápido.
Para começar a “brincadeira”
A tração 4×4 oferece um seletor para sete tipos de terreno: normal, eco, escorregadio, esporte, lama/terra, areia e rock crawl. O motor é um 2.0 EcoBoost a gasolina (a Ford confirmou que não haverá versão a diesel), com potência máxima de 240 cavalos (@5.500 rpm), torque máximo de 38,0 (@3.000 rpm), e máxima de 6.500 rpm.
Segundo a marca, o consumo está 8,3 km/l na cidade, 10,1 km/l na estrada, com uma média de 9,2 km/h.
A transmissão é SelectShift Automática, oito marchas a frente e uma a ré, com “paddle-shift” e resfriador de óleo. As rodas são de liga leve 17”/7”, com pneus Pirelli Scorpion AT 225/65 R17.
Para encarar as aventuras off-road – no breve teste que realizamos – o Bronco temperou o clima. Com ângulo de entrada de 30,4 graus, 33,1 graus de saída e ângulo de transposição de rampa de 24,4 graus, superou normalmente os barrancos que tivemos pelo caminho. O entre-eixos é de 2.670 mm. Vem equipado com recursos de reboque: manilha e gancho aberto para cintas.
O motorista se sente seguro e confortável ao dirigir ao Bronco em terrenos off-road, uma vez que o piloto automático tem praticamente tudo para facilitar a condução e proporcionar uma experiência incrível aos ocupantes.
Já falamos aqui sobre a modernidade do Bronco… Pois bem, além de tudo já citado, ele ainda tem o sistema de remoção de estresse do acelerador, aumento de tração em subidas e descidas, possui câmera frontal 180 graus e tela com visão dividida.
Um ícone para a Ford
Por ser um modelo ícone para a Ford, o Bronco traz o próprio nome na grade frontal (ao invés da logo da montadora). A conveniência deste carro é algo que chama muito atenção, a começar pelas luzes direcionais, vidro traseiro com abertura independente e sistema de gerenciamento de carga.
O porta-malas de 481 litros é munido de uma tampa que pode ser transformada em mesa, e um abridor de garrafas em uma das colunas. Dispõe de alça 360 graus e ganchos de fixação. O assoalho é emborrachado (o que facilita a limpeza). Sensacional para quem gosta de acampar! Entre os “mimos” estão pontos de energia – tomadas de 110 V e 12 V para alimentar equipamentos e dispositivos elétricos.
- Veja também: Jimny Sierra 4 portas cada vez mais perto
- Veja também: Belina 4×4: O primeiro “adventure” feito no Brasil
- Veja também: Lunar Rover Vehicle, um 4×4 que foi bem longe
A Ford garante que o Bronco oferece uma exclusividade não encontrada nos demais veículos do segmento e, ao remodelar o Bronco que viria para atender os brasileiros, pensou em algo que conquistasse o coração do consumidor, para pessoas que estejam sempre em movimento.
A marca não tem intenção em ser líder do segmento, porém, acredita que dada a vocação do Bronco e com a mentalidade da empresa, isso pode vir a acontecer. “A Ford está preocupada com o cliente, na fidelização e entregar um produto de qualidade. Queremos proporcionar uma boa experiência, com o conteúdo certo, preço competitivo, custo e benefício. Trabalhando desta forma, a liderança pode ser um caminho natural”, esclarece Golfarb. E por falar em custo, o preço da nova máquina da Ford no Brasil é de R$ 256.900,00.
Por: Isis Moretti | Fotos: divulgação