- (13)
- (44)
- (22)
- (6)
- (22)
- (6)
- (35)
- (17)
- (51)
- (46)
- (115)
- (17)
- (25)
- (20)
- (28)
- (6)
- (5)
- (28)
- (20)

Um monstro de D20
Visto como um carro essencialmente de trabalho – e de família, no caso das cabines duplas -, a picape Chevrolet D-20 sempre chama a atenção quando preparada para o fora-de-estrada. É o caso deste caprichadíssimo exemplar, que roda pelo Rio de Janeiro
Os jipeiros acostumados a frequentar eventos na região de Campos dos Goytacazes, no litoral norte do Rio de Janeiro, certamente já viram o nosso “Jipe do Mês” desta edição. Trata-se de uma monstruosa picape Chevrolet D-20, meticulosa e caprichosamente preparada para o fora-de-estrada.
O responsável pelo “gigante 4×4” é o mecânico Marcos Aurélio Henriques Pereira (40). Tendo em mãos um modelo original, cabine dupla, fabricado em 1993, ele transformou a enorme e robusta picape de trabalho da Chevrolet em um raro e exclusivo 4×4 de alta performance.
O que mais chama a atenção no carro, numa primeira vista, é a sua altura e a berrante pintura amarela. Estes itens, por si só, já conferem ao carro um ar agressivo e uma esportividade bem distante do modelo original. Mas são os detalhes de preparação que fazem desta picape um 4×4 exclusivo, muito longe de ser apenas uma D-20 “levantada e aparecida”.
Partindo do visual, logo vemos que o pára-choque dianteiro foi substituído por um modelo tubular, que tem um quebra-mato incorporado e que comporta, além de um guincho, quatro faróis auxiliares. Estribos, santo-antônio e pino de reboque completam os itens adicionados ao visual externo original do carro.
No interior, o assoalho foi coberto com aço xadrez e as forrações das portas e dos bancos foram substituídas por couro e material sintético, nas cores preto e amarelo, fazendo a combinação com a pintura exterior. Na parte dianteira, os bancos originais foram substituídos por três bancos Procar individuais, esportivos e reclináveis. O volantão original também foi substituído por um modelo menor, esportivo, nas mesmas cores dos demais itens. Todo este conjunto confere um aspecto ainda mais esportivo ao veículo. No painel, clinômetro e medidor de pressão do turbo, ambos adaptados, complementam a configuração original.
Mas é quando observamos a mecânica, que percebemos a real capacidade deste 4×4. Para acomodar os grandes pneus de 35 polegadas e ganhar a altura atual, a D-20 de Marcos Pereira recebeu, na parte dianteira, suspensão por feixe de molas, de caminhão Mercedes-Benz, e estabilizador do Ford F-4000, além de adotar o sistema de feixes de molas sobre os eixos (SPOA), tanto na parte dianteira, quanto na traseira. O sistema de tração nas quatro rodas foi obtido com a instalação de um eixo idêntico ao traseiro na dianteira, e a adaptação de munhões de Toyota. O sistema de freios a disco também é desta marca. Completa o conjunto uma caixa de transferência de Engesa. O câmbio original, de 5 marchas à frente e uma à ré, foi mantido. E, empurrando tudo isto à frente, um motorzão MWM 4.2 turbo-diesel, de 6 cilindros e 200 cv.
Marcos Pereira diz que gastou cerca de dois anos para conseguir deixar a sua D-20 na configuração em que se encontra atualmente. “A maior dificuldade que tive foi conseguir uma boa estabilidade nessa altura”, conta, afirmando que o carro, atualmente, tem cerca de 60 centímetros de altura livre do solo. O jipeiro diz ainda que o carro não foi preparado para uma modalidade específica de off-road e afirma que a sua criação se sai bem em qualquer situação. “Mas eu gosto de uma boa trilha; é onde ela mostra a força que tem”, finaliza.
É interessante notar o capricho das adaptações feitas por Pereira. Desde os itens estéticos (no interior e no exterior do carro), até os mecânicos, nada parece ser adaptado nesta D-20. O carro transmite muita confiabilidade e sua performance, principalmente no que diz respeito à suspensão, é de causar inveja a muitos jipes consagrados.
Ficha Técnica
Motor
MWM 4.2 diesel, de 6 cilindros em linha
Potência: 200 cv (aprox)
Transmissão
Câmbio original Chevrolet, com 5 marchas à frente e uma à ré; caixa de transferência de Engesa
Suspensão
Dianteira: SPOA com feixe de molas (caminhão Mercedes-Benz), com barra estabilizadora de Ford F-4000
Traseira: SPOA com feixe de molas original Chevrolet
Freios
Sistema hidráulico de F-250, com discos de Toyota
Direção
Hidráulica, original Chevrolet
Rodas e Pneus
General Grabber MT 35.12,5 x 15
Consumo
9 km/l de diesel
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4