- (15)
- (51)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (121)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Rota Adventure Pantanal 2010
Uma aventura que só pôde ser realizada porque os participantes tiveram como meta a amizade e o companheirismo
Depois de 90 dias organizando todos os detalhes da tão esperada aventura anual dos amigos amantes de aventura 4×4 pelo Pantanal, o que era para ser a mais e melhor aventura já realizada por nós, veio a ducha de água fria. Um grave acidente com a equipe de apoio, mas graças a Deus foram só danos materiais e poucos danos físicos.
Após os levantamentos do roteiro, incluindo a rota a ser seguida, os locais de pernoite e camping, as fazendas por onde passar e as compras de alimentação, os veículos de apoio seguiram na frente com destino a cidade de Anastácio/MS onde seria o ponto de encontro do grupo para início da Expedição.
O destino mudou completamente o projeto e a programação, pois próximo à cidade de Maracaju/MS, os veículos de apoio se acidentaram e o que sobrou dos mesmos teve de retornar em guinchos a sua cidade de origem, totalmente destruídos.
Nesta hora, o grupo deu prova que nossa união e companheirismo não têm limites. Todos concordaram e apoiaram a ideia de continuar o passeio e seguir unidos, enfrentando todas as diversidades e dificuldades de se fazer o passeio sem a estrutura programada. Foi feito uma coleta do que sobrou do acidente, refeita a lista e uma nova compra de utensílios e mantimentos de última hora foi realizada em Anastácio/MS e Aquidauana/MS. Cada um deu sua parcela do que tinha, uns com geradores, outros com panelas, fogareiro, caixas térmicas etc. Assim refeito o ‘rancho’ e com a compreensão e ajuda logística de todos, saímos para a nossa melhor aventura de todos os anos.
Dividimos a carga entre os participantes, uma vez que não haveria mais veículos de apoio. Dividimos também os companheiros que ficaram sem suas viaturas entre os participantes e demos início à aventura com a animação reforçada pela união do grupo.
No dia 4 de setembro, saímos de Anastácio/MS com destino a Baia Negra no pantanal, onde seria nosso pernoite daquele dia. Após rodar por estradas e fazendas o dia todo com pouca água e muita poeira, chegamos ao belo local do nosso pernoite. Todos participaram da montagem do acampamento e preparo do jantar. Após um banho de rio e bons papos e boas risadas, aos poucos cada um procurou seu canto para dormir.
Ao amanhecer, todos com as baterias de adrenalina recarregadas, veio o primeiro obstáculo do dia: atravessar o rio a nossa frente, pois a ponte estava em péssimas condições. Com risco, foi decidido que seria mais seguro atravessar por dentro da água. Alguns mais afoitos puderam aprender algumas noções de mecânica de como fazer um motor beber água. Após os devidos reparos e de todos atravessarem o obstáculo, seguimos com muita poeira até alguns banhados onde mais uma vez os mais afoitos tiveram problemas, o que fez a velocidade de viagem do grupo diminuir bastante.
Depois de rodar por diversas fazendas, fizemos um almoço à beira de um corixo e descansamos um pouco. Decidimos seguir até o nosso destino do dia, a fazenda São Paulino, na pousada Caburé.
Ao cair da noite, após vários quilômetros de estradas e algumas perdidas, chegamos a nossa rota e fomos agraciados com uma visão de uma bela onça parda próximo ao nosso destino. Foi uma bonita e gratificante surpresa, um prêmio a todos que puderam ver o animal. Enfim, chegamos ao destino onde nos esperavam com um delicioso churrasco pantaneiro.
No dia seguinte, depois do café da manhã, o grupo foi fazer um passeio pela fazenda acompanhado pelo proprietário que nos levou em belos e difíceis lugares de acesso para que pudéssemos fazer uso de nossos 4×4 em seu habitat. Chegado o fim do dia retornamos a pousada onde após banho e divertidas conversas, jantamos e fomos descansar.
No dia seguinte saímos após as despedidas e agradecimentos para o encerramento do passeio. Parte do grupo seguiu via Rio Negro e outra parte via Aquidauana.
por: Joafran Bueno
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4