- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

De Hummer em Moab
Todo esporte tem seus ícones e o off-road não é diferente. Nós juntamos dois destes ícones fora-de-estrada fazendo um passeio de Hummer pelas montanhas de Moab
Em viagem aos EUA, vi que passaria perto do estado de Utah. Como já tinha visto alguma coisa sobre off-road ali, resolvi pesquisar e dentro do tempo disponível optei pela cidade de Moab.
A região é um ‘parque de diversões’ para os amantes do fora-de-estrada, principalmente pelo tipo de terreno e por ter muitas áreas com acesso liberado aos offroaders. Na cidade, a opção foi a agência de aventura Moab Adventure Center, que além de ter sido bem indicada, tinha como veículo o Hummer H1. Nem é preciso dizer porque esta agência foi a escolhida…
Depois de um pouco de conversa, conseguimos combinar uma saída em direção ao parque, onde fica a trilha ‘Hell’s Revenge’. Adesivar o carro e definir os locais para as fotos e filmagens, o que demanda um tempo maior na trilha, foram alguns dos acertos necessários, contornados graças a boa vontade do Mike, nosso guia.
A trilha, localizada na região chamada ‘Slickrock’, está a nordeste da cidade, entre a estrada Sand Flats e o Rio Colorado. O lugar tem uma linda vista que vai das La Sal Mountains até o maravilhoso Arches National Park, passando pelos precipícios acima do Moab Valley. A região é composta por um diferente trecho de arenito avermelhado, com fendas e cânions, incluindo o canyon do Rio Colorado. Para utilizar a trilha, paga-se uma taxa de US$ 6,00 por veículo, válida para três dias.
A trilha é claramente visível nas partes de areia do caminho, mas há longos trechos onde ela só recentemente foi marcada com tinta amarela. A maior parte dos obstáculos não são para veículos 4×4 originais, apesar de existirem desvios nos piores trechos. Há subidas e descidas íngremes e grandes degraus. Em alguns lugares, a trilha atravessa a agora famosa ‘Bike Trail Slickrock’, uma trilha de moto e bicicleta. As também famosas ‘The Lion’s Back’ e ‘Potato Salad Hill’ estão nas proximidades. Na superfície da trilha, além do slickrock (arenito), existem bordas e pontas de rocha, rocha arenosa quebrada e uma areia suja e fina.
A trilha ‘Hell’s Revenge’ tem este nome não apenas pela aparência das dunas petrificadas que se assemelham a um mar congelado de fogo, mas também porque não é para os fracos de coração; tem que gostar de adrenalina. Há subidas e descidas muito íngremes na rocha lisa, onde você se pergunta se seus pneus podem manter a tração.
A trilha começa no ‘Bump Dump’, que é o caminho mais difícil para subir até a parte mais alta do arenito (‘The Lion’s Back’), com montes altos e descidas íngremes que se repetem logo a frente, e é onde a diversão começa na rocha lisa. Esta área inclui subidas, curvas fechadas, e uma descida de arrepiar os cabelos ao longo de uma crista íngreme com pouco espaço para erros, tanto para a esquerda quanto para direita; é a conta do Hummer. Um problema aqui é que você passa muito tempo vendo apenas o capô do carro e o céu, tirando um pouco da sua orientação. Os pneus podem escorregar um pouco, mesmo se usar um desvio, mas no caso do Hummer a opção de esvaziar os pneus ajudou bastante.
Seguindo adiante, a ‘Tip-Over Challenge’ é uma colina de pedra com uma base de areia que requer manobras apertadas, uma excelente linha de ataque e muito cuidado com os diferenciais. Logo acima da ‘Tip-Over’, há um atalho para evitar o morro final, chamado ‘Trouble Rubble’ por causa de suas grandes pedras soltas e com bordas ponteagudas.
A trilha ‘Potato Salad Hill’ é um caso a parte. Tem uma série de degraus nas rochas cobertas de cascalho que fica mais difícil a cada ano. Ela não é parte oficial da trilha, justamente pelos perigos que oferece. Vários 4×4 já rolaram morro abaixo, sem contar as quebras de homocinéticas, diferenciais e semieixos. A trilha tem este nome porque anos atrás uma vasilha com salada de batata caiu de uma pickup que tentava subir.
Outra opção é seguir pela ‘Tip-Toe Through Hell’. Segue-se a maior parte da rota ‘Hell’s Revenge’, mas ignora os obstáculos mais difíceis. O cenário e as emoções de dirigir longas extensões na slickrock permanece, mas a ênfase está em fazer a trilha mais acessível a veículos menos preparados e offroaders que não querem se machucar ou quebrar seu carro.
por: Maurício Santos
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4