- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

SW4 Lana Racing
Tudo que um carro precisa para participar de uma das mais duras provas do mundo, o Rally dos Sertões
Preparar um carro para rally não é tarefa fácil. Quando a competição em questão é o Rally do Sertões então nem se fala! A prova é considerada uma das mais difíceis do mundo e requer muitos cuidados na hora de construir o carro para vencer seus cinco mil quilômetros.
No caso da Lana Racing Team, a escolha caiu pela opção de pegar um carro pronto e já testado. Após participarem com veículos Mitsubishi, a equipe resolveu dar um upgrade e adquiriu um Toyota SW4 para correr na categoria Production T2. Esta categoria é voltada, especificamente, para carros de linha com produção em série (para ser homologado, a montadora tem que ter produzido pelo menos mil veículos iguais em doze meses). Com isso, a preparação se torna mais limitada, atendo-se basicamente a alguns pontos liberados pelo regulamento e os itens de segurança.
Um item liberado pelo regulamento do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country refere-se à mudança de componentes da lataria. Dessa forma, capô, para-lamas e portas foram substituídos por peças em fibra de vidro. Porém, por se tratar da categoria Production, o formato do carro tem que permanecer o mesmo do original. A utilização de partes em fibra de vidro, assim como a retirada de tudo que é supérfluo no interior do carro, serve para aliviar o peso. Cabe uma ressalva, o regulamento não permite que o veículo de competição seja mais leve que o original. No entanto, esse alívio de peso serve para compensar a colocação de itens como a gaiola de proteção, sistema de extintor de incêndio, ferramentas e dois estepes.
Claro que não dá para correr uma prova desse nível sem uma atenção mais que especial aos itens de segurança, tudo especificado nos regulamentos. Todo veículo precisa ter uma gaiola de proteção construída de acordo com o regulamento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Nesta gaiola, vão fixados os bancos do tipo concha e os cintos de segurança de no mínimo quatro pontos. Ainda é necessário a instalação de uma chave geral e sistema de extintor de incêndio, ambos com acionamento interno (no painel) e externo (no capô). E não pára por aí. Ainda temos luzes traseira auxiliares (para visualização melhor na poeira), travas de capô e tampa do porta-malas, para-barros e para os ocupantes, capacete e macacão anti-chamas.
Mesmos com as restrições que a categoria T2-Production determina, algumas mudanças podem ser feitas. A SW4 da Lana Racing recebeu um snorkel, protetores sob o carro, instrumentos auxiliares no painel. A suspensão recebeu um cuidado especial e hoje conta com dois amortecedores da marca Ohlins por roda.
Com tudo pronto e testado, só resta para a dupla Marco Túlio Lana e Leonardo Magalhães acelerar tudo e conseguir um belo resultado no Rally do Sertões.
Ficha Técnica
Motor
Toyota D-4D diesel, turbo. Dianteiro, longitudinal, 3.0 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas. Injeção direta e eletrônica (Common Rail)
Potência: 163 cv a 3.400 rpm
Torque: 35,0 kgfm entre 1.400 e 3.200 rpm
Taxa de compressão: 17,9
Transmissão
Câmbio manual de 5 marchas mais ré
Tração 4×4 permanente com opção de reduzida e bloqueio do diferencial central. Diferencial central com deslizamento limitado
Relação do diferencial: 3.583
Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Diâmetro de giro: 5,7 m
Suspensão
Dianteira: Independente com braços duplos triangulares, molas helicoidais, barra estabilizadora e dois amortecedores Ohlins por roda
Traseira: 4-link (4 pontos de fixação) com molas helicoidais e dois amortecedores Ohlins por roda.
Freios
Dianteiros: discos ventilados com ABS
Traseiros: tambor
Rodas/pneus
Roda aro 16 em liga-leve com pneus BF Goodrich Rock Rally 265/70R16
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4.695 mm
Largura: 1.840 mm
Altura: 1.850 mm
Entre-eixos: 2.750 mm
Vão livre mínimo do solo: 220 mm
Peso (em ordem de marcha): 1.880 kg
Tanque de combustível: 150 litros
Velocidade máxima: 195km/h
Consumo (condições de rally): 3,5 km/l
por: Adriano Rocha
fotos: Alex Rayol
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4