- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Jalapão e Veadeiros
Dois veículos que, somadas suas idades, têm quase um século de vida, quatro aventureiros e cinco mil quilômetros pela frente
Como de costume, integrantes do Jaraguá Off-Road partiram mais uma vez para uma grande viagem. Desta vez, quatro expedicionários a bordo de dois veículos – um Jeep Willys 1956 e uma Rural 1974 – seguiram rumo ao centro-oeste do país. A viagem, com aproximadamente cinco mil quilômetros, teve como objetivo principal rodar a bordo dos 4×4 pelas regiões do Jalapão e Chapada dos Veadeiros.
Os quatro integrantes saíram de São Paulo e já no começo da viagem, mesmo com toda a preparação, os veículos apresentaram alguns problemas. O Jeep falhava, principalmente nas subidas, e a Rural teve duas mangueiras do radiador furadas. A tensão naturalmente passou a acompanhar a viagem, mas logo os problemas foram resolvidos e no fim da noite eles chegaram ao seu primeiro destino: Cristalina, já em Goiás, a 890 quilômetros de casa.
Partindo de Cristalina, o destino era a Chapada dos Veadeiros. Foram mais de 500 quilômetros, passando por Brasília e pelo cerrado do Planalto Central. A Vila de São Jorge tornou-se a base para que os integrantes pudessem de fato conhecer as belezas e atrações do lugar, que não são poucas. Cachoeiras de águas cristalinas, como das Almecegas e São Bento; o Vale da Lua, com seus canyons esculpidos pela água do rio; e o Jardim da Maytreia, com suas montanhas e um imenso vale com alguns buritis.
Após conhecer a Chapada, chegou a hora de partir para novos destinos, o primeiro já no estado do Tocantins. Neste caminho, em busca da cachoeira de Santa Bárbara, os aventureiros passaram por outro momento de tensão. O acesso era difícil, com muitas subidas, e os carros começaram a ferver. Além disso, o GPS não tinha as coordenadas da cachoeira e a limitação da autonomia em virtude da escassez de combustível agravou a situação. No fim do dia, tudo deu certo e a aventura chegou ao Tocantins.
O Jalapão era a meta a seguir. Foram necessários mais dois dias de viagem para alcançá-lo. O deserto e suas temperaturas de quase 40 graus e baixa umidade tornaram a viagem mais cansativa. O grupo chegou a viajar durante seis horas por uma trilha sem ver nenhum outro veículo. O cascalho com grandes pedras, a terra vermelha, as costelas e os buracos se alternavam com a areia fofa. O destino foi alcançado por volta das 22h00. A recompensa foi um excelente acampamento com direito a praia exclusiva e o rio a poucos metros das barracas.
Finalmente chegou a hora de curtir as dunas do Jalapão. A expedição chegou à metade do caminho (2.526 km) em grande estilo, o que incluiu o resgate de uma Pajero atolada e a luta para manter a Rural andando com o radiador que havia furado, elevando a temperatura a todo o momento.
A aventura seguiu, alternando as paradas para esfriar a Rural, com os intervalos para aproveitar os atrativos, como a cachoeira da Formiga. Foi preciso levar a Rural com cautela até a cidade de Palmas, onde, enfim, foi possível fazer sua manutenção e começar o retorno para casa após nove dias de aventura.
por: Sérgio Bruno Andrade Gonçalves
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4