- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Buggy JK
Um escalador de maus caminhos
Assim como no Brasil, Portugal vem passando, nos últimos anos, por um processo de renovação do off-road. A crescente evolução dos obstáculos em Portugal, proporcionada pelas mais diversas provas, geram esta e outras evoluções construtivas nos veículos 4×4, que vão cativando e explorando a destreza dos mais aventureiros e audazes. Este Buggy JK é um belo exemplo desta evolução.
Por essa destreza, desejo e ambição, surgem novos projetos, com desenvolvimento de novas máquinas, que suscitam a curiosidade das equipes participantes nas várias modalidades que o fora-de-estrada proporciona. A equipe F-Racing.com colocou, recentemente, à prova um ‘Buggy’ endereçado para o trial português, um veículo de caráter único e com pormenores de encantar o maior dos artistas.
A mais recente aquisição da equipe foi produzida pela empresa Jimmy 4×4, do outro lado do atlântico, mais precisamente nos Estados Unidos. O modelo já tem manifestado o interesse de muitas outras equipes.
Desenvolvido, construído e comercializado a algum tempo nos Estados Unidos e com argumentos dados em provas como de King Off The Hammer´s, este ‘crawler’ impressiona pela sua originalidade e capacidades off-road. Um 4×4 criado sobre um chassi tubular, que se compõe por chassi e roll-bar de designação ‘Desert’, resguardado posteriormente por uma simplificada carroceria de Wrangler JK, que lhe define as linhas finais.
Para identificação de tudo isto, o veículo vem acompanhado por uma ficha técnica, onde se descreve o nome de proprietário, nome de fabricante, ano de produção, número de chassi e de serie, dados técnicos de motor e caixa, número de lugares, no caso dois.

O motor V8 5.7 vem de um Corvette. Colossal em som e com toda a sua virilidade, deixa logo a mostra a sua potência de 410 cv. Conta ainda, para o seu arrefecimento, com um radiador de alumínio com duas ventoinhas, e um depósito de competição para o seu abastecimento.

A suspensão, um dos pontos mais importantes para as capacidades de um veículo 4×4, é formada por um conjunto de amortecedores Fox Coilover, constituído por mola, amortecedor e reservatório com óleo e gás para maior arrefecimento, um outro designado por “Bay-pass”, dando a possibilidade de ajuste da dureza da suspensão e, por último, batentes de amortecimento dos eixos.

A caixa de câmbio é automática, refrigerada por um radiador a óleo com as mesmas características do radiador da direção hidráulica PSC. Para desmultiplicação das velocidades altas e reduzidas, o Buggy JK possui uma caixa de transferência STACK.

Os eixos são baseados no Dana 60. Todo o seu conjunto, incluindo bloqueios ARB, pneus Super Swamper Irox montados em rodas com beadlocks, tornam-nos mais eficazes em termos práticos.
por: Hugo Sampaio e Vítor Martins
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4