• (15)
  • (49)
  • (28)
  • (7)
  • (25)
  • (6)
  • (49)
  • (19)
  • (52)
  • (69)
  • (120)
  • (22)
  • (31)
  • (27)
  • (29)
  • (7)
  • (18)
  • (36)
  • (20)

Anuncie também

Anuncie gratiutamente na mais completa seção de classificados off road da web brasileira

Revolver
junho 29, 2012

Re-Vol-Ver

O nome REVOLVER vem da união de fREelander, VOLvo e roVER. Tudo isso montado em uma estrutura tubular. O resultado… Nem precisa falar que ficou excelente! 

A popularidade dos 4×4 tem aumentado ao longo dos anos e algumas empresas locais têm se esforçado para criar veículos off-road. Em uma dessas, a Ciapella, encontramos o ‘Revolver 4×4’. A Ciapella é a maior concessionária Land Rover da Ilha de Malta e é, de longe, a mais experiente no mercado off-road maltês. O envolvimento dela com veículos 4×4 preparados começou em 1987 quando foi realizada a primeira competição em Malta. Depois de dar apoio às equipes da Inglaterra, Bélgica, Croácia, Itália e Sicília ela resolveu construir seu próprio 4×4 para as competições off-road, um autêntico crawler, o Revolver 4×4. 

Revolver

O projeto ‘Revolver’, o nome é um acrônimo de Freelander, Volvo e Rover, é baseado em uma estrutura tubular montada sobre eixos tipo portal da Volvo e impulsionada por um motor Rover V8. Desenvolver o desenho e as dimensões da estrutura tubular foi o primeiro passo. Esse chassi foi desenvolvido para receber um par de eixos dianteiros da Volvo, criando um sistema de esterçamento das quatro rodas. Espaço para três guinchos foram pensados, sendo um traseiro, um dianteiro e um central, mecânico, de alta velocidade. A utilização do leve motor Volvo V8 também foi essencial para manter o veículo o mais leve possível e bem equilibrado. 

Loja Planeta Off-Road

 

Após várias alterações no chassi tubular original, a equipe da Ciapella aprovou a versão final com 108 polegadas de entre-eixos, o necessário para acomodar o motor Rover V8 e o câmbio Range Rover, deixando espaço para a movimentação dos eixos.  

Os eixos Volvo C303 tipo portal foram escolhidos por sua distância livre do solo e pela grande oferta de opções de relações de diferencial, bloqueios e cardãs disponíveis, todos similares aos utilizados na linha Land Rover. No entanto, eles tiveram que ser alterados para a utilização de freios a disco. Foram usados discos de Toyota com pinças de Discovery 2. Já os bloqueios instalados, tanto na dianteira como na traseira, são operados a vácuo por meio de uma bomba de ar acionada por um par de interruptores na alavanca de câmbio. O semi-eixos e munhões também foram substituídos por modelos mais resistentes, da OMT. 

Revolver

O movimento da suspensão é controlado por um conjunto de amortecedores coilover de 14 polegadas de curso da ORI montados em conjunto com um sistema 4-link, construído com barras maciças de duas polegadas. Os suportes das molas/amortecedores (coilover) são presos a macacos hidráulicos de seis polegadas, o que dá um controle adicional sobre a altura do veículo. Uma vantagem e tanto na hora de vencer aclives, declives ou inclinações laterais. Os macacos hidráulicos são ativados por uma bomba elétrica, a mesma utilizada para esterçar as rodas traseiras. Interruptores são usados para controlar cada roda de forma independente, enquanto um quinto botão controla os quatro macacos simultaneamente. A possibilidade de ter 20 polegadas de curso de suspensão foi uma das grandes dores de cabeça durante a construção do Revolver 4×4.  

Os dois conjuntos de direção são full hydro. A dianteira trabalha com terminal duplo e radiador de óleo. Já a traseira, com terminal único e uma barra munhão a munhão, é acionada por um joystick. Após algumas noites sem dormir, a equipe criou um sistema elétrico de retorno das rodas ao centro. 

Revolver

Um guincho Warn 8274 foi montado na parte frontal, enquanto um T-Max Competition foi instalado atrás do banco do navegador e um Mako TDS. Os três guinchos foram equipados com tambor mais largo, solenoides blindados e cabos sintéticos, e são alimentados por um par de baterias Optima instaladas debaixo dos bancos. Uma vez que o veículo foi projetado para participar de competições, foi sentida a necessidade de um guincho de alta velocidade. A equipe projetou e fabricou um guincho mecânico acionado por uma tomada de força saindo da caixa de transferência. 

Para obter a potência necessária, a escolha do motor caiu direto no Rover V8 4.2 litros. Além do uso do sistema de ignição MegaJolt, o motor foi atualizado, entre outros, com um kit de preparação da RPi, comando de válvulas esportivo da Piper com polia regulável da JP Performance, chip de potência Tornado e regulador de pressão de combustível ajustável. O escapamento também foi fabricado sob medida. 

Revolver

Escolher a medida certa dos pneus também deu um pouco de dor de cabeça à equipe da Ciapella. Por falta de opções, eles escolheram os modelos Irok 39.5x13R13, que foram montados em rodas com beadlock dos dois lados. 

Piloto e copiloto têm à disposição bancos concha com estofamento impermeável e cintos de segurança Sparco. O volante RMD tem sistema de saque rápido. No painel e console central, que são feitos de chapa de alumínio, há o computador de bordo Terratrip e os controles de toda a parte hidráulica. Logo atrás dos bancos, acessíveis por ambos os lados do veículo, ficam o macaco hi-lift e duas pranchas de desatolagem. 

Todo o projeto foi concluído em 18 meses de trabalho. Agora ele será testado em alguns eventos locais e na Itália para chegar perfeito ao Croácia Trophy. A perspectiva é que o Revolver 4×4 surpreenda nas competições. Ele tem tudo para isso, bem projetado, com uma cuidadosa construção e um toque final bem promissor. 

Revolver

Ficha Técnica 

Motor  
Rover V8 4.2 L
Potência: 250 cv 

Transmissão  
Câmbio manual de 5 marchas Land Rover LT775
T-Case Land Rover LT230
Relação de redução: 3.320:1 

Suspensão  
Dianteira: 4-link com amortecedores coilover ORI 14” com eixos rígidos tipo portal Volvo C303
Traseira: 4-link com amortecedores coilover ORI 14” com eixos rígidos tipo portal Volvo C303 

Freios  
A disco Toyota (pinça Discovery 2) 

Pneus e Rodas
Rodas MJ Lee com beadlock duplo 16×10
Pneus Irok 39.5 x 13 R16 

por: Fred Krijgsman 

 

 

 

Comentários