- (15)
- (49)
- (28)
- (7)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Japinha preparado
Dois experientes jipeiros se unem para preparar um Suzuki Jimny com técnica e perfeição
Preparar verdadeiramente um jipe requer uma boa dose de conhecimento e experiência. Este Jimny é um bom exemplo, onde a união de um jipeiro experiente e empresário com um conhecimento técnico de off-road, deixou o valente ‘jipinho’ japonês apto a enfrentar um bocado de aventura.
No caso, a experiência vem da vivência do proprietário do Suzuki Jimny 2009/2010, Gutierrez Lhamas Coelho, jipeiro antigo, que vem se embrenhando pelo mato a bordo de um 4×4 desde os idos da formação do Jeep Clube de Minas Gerais, no início da década de 1990. A técnica, por sua vez, ficou nas mãos de Murilo Goulart, proprietário da Todo Terreno, empresa fundada em 1999, época em que Murilo já era um expert no assunto.
A preparação do Jimny se baseou no conceito de se tornar um jipe valente e apto para trilhas sem, contudo, perder a confiabilidade e dirigibilidade. Partindo daí, alguns componentes foram alterados. O primeiro passo foi o quesito proteção. Protetores do diferencial dianteiro, da caixa de marcha e transferência, além do peito de aço, todos da Todo Terreno, garantem a integridade da parte baixa do Suzuki. O para-choque dianteiro também serviu como proteção e ainda deu o suporte necessário para a instalação do guincho Warn Tabor 9k com cabo de kevlar. Também no para-choque, foi instalado um par de faróis Hella FF200 de longo alcance e, nos dois pontos de ancoragem, duas manilhas. Na lateral, um estribo modelo rockslider, também da Todo Terreno, serve de apoio e, mais ainda, proteção contra as possíveis pancadas. Na traseira, um engate removível oferece versatilidade, pois, em situações de trilha, utiliza-se apenas um pequeno reboque manilha que não compromete ângulo de saída. Completando os itens de proteção, o snorkel australiano TJM é responsável por manter a entrada de ar mesmo em grandes travessias de alagados.
No quesito performance, a escolha de Gutierrez e Murilo, partiu para a substituição dos pneus pelo modelo Buckshot 235/75R15 da Maxxis. A suspensão foi retrabalhada com a alteração dos amortecedores e molas que agora são da marca OME, da linha HD. O bloqueio ARB Air Locker no diferencial traseiro serviu para melhorar o desempenho, principalmente pela origem de Jimny que está acostumado às erosões e pedras das trilhas próximas à capital mineira.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4