- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Troller na medida
Três polegadas na suspensão, duas na carroceria e um pneu 37. Está pronto um Troller 2.8 feito na medida para enfrentar boas trilhas
Praticamente toda preparação de um jipe é baseada no tamanho dos pneus que serão utilizados. São as medidas dos ‘sapatos’ que definem o que deve ser melhorado, trocado ou reforçado. Sendo assim, podemos definir o carro da matéria como Troller 37” – um jipe ano 2003 do comerciante Flávio Samir.
O Troller em questão tem o apelido de Red Sub e passou por uma série de melhorias, para comportar o uso dos pneus BF Goodrich Mud KM2 de 37 polegadas. A começar pelas rodas, onde foram instalados os 37”. Elas foram customizadas, utilizando o miolo de rodas de Amarok com aros 17” de tala 9” e off-set -85.
O motor, um MWM 2.8 turbo diesel, é o mesmo que saía da fábrica. Porém, neste carro, teve preparação de bomba e aumento na pressão do turbo.
Por fora o visual permanece com poucas alterações, com sua grade horizontal e faróis retangulares originais do modelo 2003. Alguns itens instalados são notados no Red Sub, mas são os grandes pneus e a altura que fazem toda a diferença. Na frente, o para-choque foi substituído por um modelo da Tecnotrilha, que conta também com base para o guincho ZHME 12.000 libras com cabo sintético. Na traseira, além do para-choque, o Troller ganhou um suporte de macaco hi-lift, ambos da Tecnotrilha. No interior, o carro é praticamente o mesmo de um Troller ‘careta’. A diferença fica apenas nos botões de acionamento dos bloqueios.
Por baixo, mais alguns itens mostram que o Troller Red sub é brinquedo de gente grande. Proteções de tanque e da caixa são da Tecnotrilha e o peito de aço da Todo Terreno. Os dois diferenciais têm protetores da Power Off-Road. A carroceria foi levantada com um kit de body lift de duas polegadas.
A suspensão foi mantida com a configuração original, utilizando sistema 2-link com barra panhard. Porém, as molas foram substituídas por outras semelhantes, mas três polegadas maiores. O mesmo foi feito com os amortecedores, que agora são da Off-Shox. Com essas modificações, o Troller ganhou altura suficiente para permitir o uso dos pneus de 37 polegadas e, apesar de melhorar, ainda tem um curso de suspensão um pouco limitado.
Apesar dos grandes pneus chamarem a atenção quando se vê este Troller, são as partes não aparentes que têm maior importância no projeto de preparação. A relação dos diferenciais foi mudada de 4,09:1 para 4.88:1, deixando o carro mais reduzido para compensar o uso dos pneus maiores. Para aguentar o esforço extra, os semi-eixos dianteiros e traseiros são da Ensimec, bem mais reforçados que os originais, assim como as homocinéticas que agora são da marca Trail Gear. Os diferenciais ganharam bloqueios Eaton E-locker com atuação 100% e acionamento eletromagnético.
Com essa configuração, o Troller ganhou bastante desempenho off-road sem comprometer sua dirigibilidade e segurança. O curso de suspensão melhorou pouco, mas ganhou-se muito em ângulos de entrada e saída, robustez e capacidade em vencer obstáculos.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4