- (15)
- (50)
- (28)
- (8)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Hi-Lift, mil e uma utilidades
Muito mais que um simples macaco, o Hi-lift é um equipamento muito útil para o uso em trilhas. A versatilidade do Hi-lift compensa o peso – maior que o de um macaco comum – e o espaço que ele ocupa – em virtude de suas dimensões.
Em princípio, o Hi-lift representa um macaco com grande capacidade de carga e de elevação. No entanto, na prática, esse equipamento apresenta várias utilizações e serve, até mesmo, como alternativa para quem não possui um guincho. Sua capacidade de carga varia de 1.800 a 3.000 kg e ele pode erguer um veículo até cerca de um metro e meio do chão. Outro diferencial é o fato de sua garra ficar a poucos centímetros do solo. Essas características fazem do Hi-lift um instrumento quase essencial para o uso em trilhas de maior dificuldade técnica.
Utilizações
O básico de utilização do Hi-lift é para levantar o veículo. Ele pode ser utilizado como um macaco comum, apesar de seu peso (cerca de 13 quilogramas) não favorecer muito nesses casos. Já para um veículo encalhado, o Hi-lift pode ser muito útil na tarefa de levantar o carro a uma altura suficiente para a colocação de pedras e pedaços de madeira sob os pneus. Talvez seja necessário repetir essa operação para as quatro rodas e, nessas situações, o equipamento será de grande valia.
Caso o veículo saia da trilha, ficando de lado, e não havendo ninguém para empurrá-lo de volta, pode-se ter, novamente no Hi-lift, um aliado para mais essa tarefa. Será necessário encontrar um bom ponto de ancoragem na trilha, bem como o melhor ponto de fixação do cabo ou corrente no veículo. A operação de puxar e reajustar o comprimento do cabo ou da corrente deverá ser repetida até que o veículo esteja na posição mais adequada para seguir pela trilha.
O Hi-lift pode ser útil também na realização de uma ancoragem de segurança para transpor inclinações laterais com alto risco de escorregar ou tombar. Nesse caso, o Hi-lift torna-se útil para controlar a folga e o esticamento da ancoragem. O equipamento deve ser posicionado entre o jipe e o ponto de ancoragem e fica como uma espécie de controlador, esticando o conjunto quando a ancoragem apresentar folgas.
Outro uso comum para o Hi-lift é a retirada de um veículo do atoleiro. Quando a operação de puxar ou empurrar o carro for muito difícil, pode-se optar por levantar o veículo usando o Hi-lift. Após erguer o carro até o final do curso do equipamento, o Hi-lift deverá ser tombado para o lado, arrastando o veículo junto. Para realizar esse procedimento com segurança, deve-se passar uma corda na ponta superior do macaco e puxá-la com firmeza, a fim de derrubar o conjunto “Hi-lift + carro”. É uma boa técnica, que pode ser empregada para retirar o veículo de um local mais crítico.
Mais uma virtude deste grande aliado é a capacidade de substituir ou auxiliar o guincho nas operações de resgate. Para isto, uma das pontas de um cabo de aço ou corrente deve ser fixada no ponto de ancoragem do veículo e a outra ponta fixa-se no limite superior da barra de aço do Hi-lift. Em seguida, usando outro cabo, uma das pontas deve ser fixada na garra do mancal de apoio do Hi-lift e a outra fixa-se em uma pedra ou qualquer ponto de ancoragem confiável. Após conferir os pontos de fixação, o movimento com a alavanca poderá ser iniciado. O Hi-lift tem condições de puxar ou soltar o veículo, tanto quanto o curso do equipamento permitir. Quando esse curso se esgotar, o veículo deverá ser calçado, o comprimento do cabo será ajustado e a operação deverá ser repetida. Para a maioria das situações, três operações serão suficientes para ajudar o veículo 4×4 a sair da imobilidade.
O Hi-lift pode fazer diferença até para quem tem um guincho. No caso de um diferencial estar preso em uma rocha, pode-se, usando o macaco, levantar o jipe o suficiente para que o processo de rebocar com o guincho não danifique nenhuma parte inferior do veículo.
Dicas
Em terrenos de areia ou lama, o macaco tende a afundar. Apesar da base do Hi-lift já ter uma boa área de contato, pode-se reforçar essa qualidade colocando uma placa de madeira de 40 x 40 cm, aumentando sua base e diminuindo a tendência a afundar.
Sempre trave a alavanca e o mecanismo após o içamento. O procedimento é simples e pode ser feito com apenas um parafuso e uma porca. Tudo o que tem a fazer é colocar o parafuso, e fixá-lo com a porca, no primeiro chanfro da barra guia, logo abaixo do mecanismo e da alavanca.
O transporte, ao contrário do que se vê em fotografias, não deve ser feito expondo o equipamento a poeira, chuva e barro, mas sim acondicionado em local distante da sujeira. Providencie um estojo, vendido como acessório por lojas especializadas, ou faça um que garanta o armazenamento do Hi-lift.
Para a escolha do tamanho do Hi-lift observe três questões: o dinheiro disponível, o espaço para guardar e, principalmente, o tamanho do curso de suspensão de seu jipe. Quanto maior a suspensão, maior terá de ser o Hi-lift para tirar a roda do chão.
A manutenção é extremamente simples. Após o uso, lave-o removendo a lama e a areia. Passe uma camada de WD-40 para limpar os mecanismos e guarde-o em um lugar seco. Uma boa idéia é manter um kit de reparos junto com suas ferramentas. Solicite ao revendedor do Hi-lift.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4