- (15)
- (50)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Suzuki Grand Vitara por Pedro Penido
Paixão à segunda vista e considerado exemplo de BBB: bom, bonito e manutenção barata. É o que afirma o jipeiro João Penido, apaixonado pelo seu Grand Vitara
A vida do jipeiro e o seu Grand Vitara parece uma história de amor dividida com sua família. João Penido, servidor público, 47, procurava um Vitara “quadrado” para fazer suas trilhas e viajar. Numa pesquisa incessante, achou seu carro numa agência, por uma pequena diferença de preço entre o primeiro interessado. Arriscou e hoje se considera feliz com a compra.
João Penido é proprietário de um Grand Vitara 3 portas 98/99 1.6 16v a gasolina e desde o início do seu “casamento” em 2003 já rodou cerca de 70 mil quilômetros, no asfalto e na terra. Viajante assumido, Penido tinha acabado de tirar o carro da agência e seguiu numa expedição para o norte de Minas com a família. “Na loja me falaram que o carro estava revisado e nem perdi tempo. O destino era Medina, última cidade que faz divisa com a Bahia. Seguimos tudo que era possível: barro, poeira e asfalto. Foram quase 800 quilômetros para chegar à cidade. Fomos “caçando” trechos para testar o carro”, conta João Penido.
Também proprietário de um Jeep Willys 1954 ‘Cara-de-Cavalo’, João Penido afirma que na hora da manutenção o Grand Vitara tem a melhor relação custo-benefício e seu mecânico especializado atesta o fato.
Na hora de comprar peças a internet é o melhor canal para o jipeiro. “Em Belo Horizonte sempre encontro alguém que importa as peças ou traz de São Paulo. E tudo muito rápido, às vezes chega em um dia”, afirma o jipeiro. Penido também só tem elogios quanto ao preço das peças: “No início do ano fui numa região com muita terra próximo de Itabira e na volta o leque do lado direito estava com folga no pivô, logo depois estourando as buchas. Na época pesquisei o preço do leque: R$ 1.400,00. Sem condições, mandei recondicionar. No final de 2007 troquei a mesma peça por R$ 700,00! Depois que a GM trouxe a Tracker para o Brasil o preço das peças barateou”, certifica.
O porta-malas vira um problema na hora de viajar. Penido afirma que cabe pouca bagagem e por isso fez sua única modificação colocando um bagageiro no teto. Mas o jipeiro tentou arriscar outras modificações: “Tentei aumentar em uma polegada e meia a altura dele, mas meu mecânico disse que perderia muito na estabilidade.”
O conforto do carro é testado por toda a família do jipeiro: “Tenho também uma Palio Weekend em casa que antes era para viajar. Hoje todos lá em casa preferem viajar no Grand Vitara e dizem que, além de confortável, gostam das trilhas que fazemos. O desempenho do carro na terra é fantástico, mesmo carregado.”
Quanto ao consumo João Penido se diz satisfeito: na cidade faz 8 km/l e na estrada 10 km/l, segundo o proprietário que utiliza o carro para trabalho e passeio.
Pontos Positivos
- Relação custo – benefício
- Manutenção
Pontos Negativos
- Porta-malas pequeno
- Vão-livre limitado
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4