- (15)
- (51)
- (28)
- (13)
- (26)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (128)
- (22)
- (31)
- (29)
- (31)
- (7)
- (18)
- (38)
- (20)

American Way à mineira
Fomos para a trilha com cinco Ford Explorer para descobrir por que o carrão americano está se tornando um dos preferidos das trilhas mineiras
Basta dar uma passeada por sites americanos de off-road e logo você percebe que, por lá, o pessoal gosta de colocar grandes SUVs na trilha. Um dos preferidos é o Ford Explorer, um autêntico ‘carrão’ de luxo americano.
No Brasil começa a ficar cada vez mais comum ver este tipo de veículo 4×4 nas trilhas. O Explorer – também chamado de Xplo e até de Jaca, devido ao seu tamanho – está se tornando um dos preferidos por aqui também. Em Belo Horizonte/MG já existe até o Jaca Clube do Brasil. E foi lá que aproveitamos para colocar cinco ‘Xplos’ na trilha.
Os cinco carros são do modelo até 94, com design mais quadradão. No caso do uso off-road, a principal diferença está na suspensão dianteira, uma Twin-I-Beam semi-indenpendente com braços articulados do lado oposto ao chassi e apoiados em molas helicoidais. Segundo os proprietários, a grande vantagem de se usar o Explorer é a grande resistência dos componentes. Segundo Marcel Fernandes, um dos jipeiros que nos acompanhou na trilha e proprietário da Mkrawler, “não são necessários, por exemplo, semi-eixos reforçados, que na maioria dos 4×4 é o ponto crítico quando pensamos em pneus grandes”.
Existem basicamente dois níveis de preparação, de acordo com o tamanho de pneus a serem utilizados. Para pneus 33”, basta trocar os jumelos traseiros por outros maiores e aumentar a suspensão dianteira. No caso dos modelos até 94, é só colocar um calço de uma polegada na mola e, no caso dos modelos depois de 95, regular a barra de torção. A troca dos amortecedores dianteiros (pelos da F1000) completa o pacote. Para o uso de pneus 35” é necessário também fazer um body lift, através do uso de calços maiores na carroceria. Basta para isso trocar os calços existentes e reposicionar o defletor da hélice do radiador e o cabo do freio de mão.
Outras modificações podem ser feitas para melhorar ainda mais o desempenho, principalmente quando se usam pneus de 35 polegadas. Neste caso, é recomendável a instalação de bloqueio de diferencial (pelo menos traseiro), substituição da roda-livre e troca das relações do diferencial por outras mais reduzidas como a 4.88 importada ou a 4.56 da Ranger diesel 2.5.
Com o kit instalado, basta cair na trilha e desfrutar do conforto e do desempenho de um Explorer V6.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4