- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Pinzgauer, o “canivete suiço” dos veículos militares
Nem só de bons canivetes vive o exército suíço. Desenvolvido na Áustria pela Steyr-Puch – para quem não ligou o nome à pessoa, é a mesma que desenvolveu o Mercedes Classe G – o Pinzgauer foi feito sob medida para as forças militares da Suíça.
O projeto foi desenvolvido ao longo da década de 1960. O primeiro protótipo ficou pronto em 1969 e, em 1971 o caminhão, leve sucessor do modelo 700 Halfinger, começou a ser produzido oficialmente. Fáceis de manobrar e dirigir, o Pinzgauer tinha como principal função o transporte de tropas. Apesar da velocidade máxima não ser das melhores, algo em torno de 100 km/h, o “Hummer Hunter”, como foi apelidado em algumas praças de guerra, carregava até 10 soldados na versão 4×4 e 14 soldados nos modelos 6×6.
Outras vantagens do veículo da Steyr apareciam em sua mecânica. O motor, um 2.5 litros de quatro cilindros a gasolina, era totalmente vedado e à prova d’água. Além disso, possuía refrigeração a ar o que dispensava o radiador e, com ele, problemas com congelamento do líquido de arrefecimento ou obstrução no sistema por causa da lama. Este motor, com potência de 90 cavalos, foi desenvolvido especialmente para o Pinzgauer.
Assim como o Unimog, o Pinzgauer tinha chassi tubular que suportava torções e eixos do tipo portal, aumentando o vão livre para 41 centímetros. Os eixos, presos através de molas helicoidais e braços oscilantes, podiam ser bloqueados individualmente através de uma alavanca no painel, assim como o acionamento da reduzida.
O resultado é que o pequeno caminhão podia carregar uma tonelada e ainda mergulhar em até 70 centímetros de água, descer degraus de 36 centímetros e enfrentar ângulos de até 45º.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4