- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Ih, engasguei!
De repente deu uma fome… Paramos para fazer um churrasco no meio da trilha ou então nos seguramos com um lanche ou aquele amendoinzinho miserável que insiste em descer pelo lugar errado! Independentemente do que seja, alguns pequenos cuidados podem evitar um engasgo no meio do mato!
Muito comum nas trilhas e passeios, aquela parada para um lanche, churrasco ou almoço regado a muita conversa e risadas! Momento perfeito para confraternização e melhor ainda para dar uma engasgada feia! Acidentes com engasgos não são tão comuns como traumas, queimaduras ou picadas de inseto, mas podem ter consequências graves no caso de não se saber o que fazer e como fazer.
A característica principal do engasgo é a obstrução da via aérea por objeto estranho causando dificuldade ou interrupção da respiração. Normalmente a vítima do engasgo fica agitada e leva as mãos ao pescoço, tentando demonstrar o engasgo aos que estão em volta. Vale lembrar que se o ar não entra, ele também não sai, o que faz com que sons como de um grito de ajuda, por exemplo, não seja possível. Isso torna um pouco mais difícil determinar e identificar o engasgo, que precisa ser corrigido rapidamente. Um engasgo grave pode levar a morte por parada respiratória.
Mesmo que o engasgo seja solucionado no local, pode acontecer de parte do objeto entrar pela via aérea e se alojar nos pulmões (especialmente em crianças). Por isso, nunca negligencie um engasgo e leve a vítima até um posto de atendimento médico para exames.
Evitar acidentes é dever de todos, mas como nem sempre é possível, caso aconteça com você ou com seus amigos, é sempre bom estar preparado e saber o que fazer. Lembre-se sempre: segurança em primeiro lugar!
O que fazer em caso de engasgo
Enlaçar a vítima com os braços em volta do abdome. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada ‘boca do estômago’ e a outra comprime a primeira, empurrando para dentro e para cima de forma rápida e vigorosa. Em adultos deve-se posicionar-se atrás da vítima, se ela ainda estiver consciente. Em crianças é necessário posicionar-se atrás da vítima, de joelhos. Efetuar movimentos de compressão para dentro e para cima, até a vítima eliminar o corpo estranho. Nunca coloque a mão ou dedos dentro da boca de um adulto.
Essa é a Manobra de Heimlich, utilizada para desobstruir a passagem do ar pelas vias aéreas, em casos de engasgos ocasionados por corpos estranhos.
No bebê consciente engasgado, devemos posicioná-lo de bruços no braço, com a cabeça na mão e efetuar cinco compressões entre as escápulas. Pode-se tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo delicadamente. Em caso negativo, deve-se repetir a manobra até a chegada no hospital.
Se o bebê já estiver inconsciente, deitá-lo de costas em seu braço e tentar liberar as vias aéreas. Se não respirar, efetuar duas respirações de emergência (colocar a boca aberta sobre a boca e o nariz do bebê e soprar, observando a expansão do tórax). Se não visualizar movimentos, repetir a liberação das vias aéreas e as duas respirações.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4