- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Foxhound, das pistas para a batalha
Até a equipe McLaren de Fórmula 1 participou do projeto de desenvolvimento do Foxhound, o veículo militar desenvolvido para substituir os jipes Land Rover Snatch
É notório que a Fórmula 1 é um campo de testes para carros esportivos e que, para veículos off-road, estes cenários costumam ser nos campos de batalha. Pois chegou a hora de rever seus conceitos. Já está em uso no Afeganistão o novo Foxhound, um veículo blindado desenvolvido pela escuderia McLaren de Fórmula 1.
O blindado de transporte rápido foi concebido a partir de um pedido do Ministério da Defesa Britânico com o objetivo de substituir os Land Rover Snatch usados atualmente em combate e extremamente criticados por não darem proteção aos soldados. Além da equipe da McLaren, o projeto também teve a participação de engenheiros da BMW e técnicos vindos do exigente Mundial de Rally. A ideia era melhorar as condições de transportes das patrulhas no Iraque e no Afeganistão e o resultado, além de seguir os requisitos do Ministério da Defesa, surpreendeu com conceitos perfeitos para o uso militar.
O Foxhound Armored Vehicle é um pouco menor e bem mais rápido que os veículos blindados convencionais. O veículo tem 5,3 metros de comprimento e largura de 2,1 metros. A altura ultrapassa os 2,3 metros. Carregado, ele pode pesar até 7.500 kg e mesmo assim atinge velocidade máxima de 113 km/h. Isso é possível graças ao seu motor Steyr M16 turbo diesel de seis cilindros 3.2 litros, com potência de 218 cavalos, e a transmissão automática ZF 6HP28 de seis velocidades. Com essa configuração, o Foxhound tem autonomia de 600 quilômetros.
Outras características o tornam um veículo diferenciado. Sua construção é toda modular o que lhe confere uma grande versatilidade, já que pode ser configurado rapidamente de acordo com a missão. A manutenção também ganha, pois, um módulo pode ser substituído e consertado sem que seja necessário parar o veículo por vários dias. E por falar em manutenção, segundo o fabricante, o motor do Foxhound pode ser trocado em apenas 30 minutos.
Trezentas unidades do Foxhound já foram produzidas a custo unitário de 1.2 milhão de Euros. Algumas unidades já estão em uso pelas tropas britânicas no Afeganistão.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4