- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Land Cruiser 100 Series
Direto da Austrália, uma Land Cruiser 100 Series que perdeu a traseira, mas ganhou vida nova
Por mais de 60 anos, o Toyota Land Cruiser é mundialmente conhecido como sinônimo de confiabilidade. Sua extraordinária capacidade fora-de-estrada e robustez estabeleceu padrões e adquiriu uma imagem incomparável. O uso de materiais e mão de obra são únicos e a abdicação do uso de eletrônica deteriorável e frágil garante fácil manutenção e assistência técnica. Mas na Austrália eu encontrei algo ainda melhor. Um Land Cruiser série 100 com motor de 600 cavalos feito para encarar as pesadas competições off-road como o Outback 4×4 e Cliffhanger. Seu proprietário, Ben Saunders, me deu a receita desta máquina incrível, com uma preparação simples, mas eficaz.
Viajando pela Austrália para cobrir um evento, tive tempo para sentar e conversar com Ben Saunders sobre como começou este projeto de seu veículo. Ben adquiriu seu Land Cruiser diesel com três anos de uso e logo tratou de equipá-lo com componentes ARB e um turbo que deu mais segurança nas suas viagens rebocando pesados barcos. Porém, sua paixão por off-road pesado o fez partir para um aumento na suspensão e nos pneus. Daí para a mudança de motor foi um pulo. Junto com seu amigo Wally Radivo, Ben instalou um novo motor diesel, vindo de um Land Cruiser série 80, muito confiável e mais forte.
Outro ponto dessa história aconteceu em outubro de 2005. Saunders Ben foi diagnosticado com câncer. Depois de meses de tratamento, ele superou a doença. O fato o fez tomar uma decisão sonhada há tempos. Transformar seu carro em um veículo de competição off-road. Depois de gastar muito dinheiro sem conseguir chegar a resultados satisfatórios, ele chegou à conclusão que era hora da mudança. Na época, a Toyota havia lançado a nova série 200 da Land Cruiser com motor V8 turbo diesel. Ben comprou um motor deste e partiu para a criação um veículo off-road competitivo.
De volta à mesa de desenho, Ben e seu amigo Wally decidiram colocar um motor a gasolina V8 6 litros debaixo do capô. Atrás dele, uma transmissão automática 4L80E Chevy. Wally fabricou um flange para adaptar à caixa de transferência da Toyota. Diferenciais personalizados Nissan GU foram montados e ligados à caixa com cardãs CV.
Foi então que Wally deu a ideia que mudaria o rumo da transformação. Cortar a parte traseira da Land Cruiser transformando-a numa espécie de picape curta. O chassi também foi modificado. Além de mais curto, ele foi preparado para receber uma suspensão 4-link com amortecedores coil-over e batente hidráulico de 2 polegadas. Na dianteira, o sistema original da Toyota foi ligeiramente modificado e ganhou 2 polegadas a mais. A ideia era mantê-la baixa e estável.
Ben estava cansado de pagar duas ou três vezes sem chegar a um resultado satisfatório e por isso, dessa vez, resolveu fazer tudo muito bem pensado. Um grande radiador com duas ventoinhas foi montado na traseira e um pequeno spoiller no ‘santo antônio’ direciona o fluxo de ar para ele. Ainda na traseira, há faróis IPF Super Rally com um mecanismo que o abaixa ou suspende de acordo com o uso, bomba de água extra, duas bombas de combustível, tanque de combustível de 240 litros, caixas de ferramentas e três baterias sob o estepe.
O pacote de modificações ainda é extenso. Guincho Warn 8274 com relação de engrenagens e tambor maior para aumentar sua velocidade, para-choques tubulares, rock sliders integrados com a gaiola de proteção… Enfim, poderíamos dizer que o pacote de acessórios é o sonho de consumo de todo jipeiro.
O trabalho foi arrematado por Ben McCleod e Joel Bottomlea Joel da 4B Fabrications. No interior colocaram um console central com chapas de alumínio que recebeu as alavancas do câmbio automático e da 4×4. Mais acima, no centro do painel, uma caixa reúne os controles de farol, guincho, bloqueios.
Sob o capô, há uma caixa de ar personalizada que é alimentada por um snorkel de aço inox com 4 polegadas de diâmetro. Todos os respiros da transmissão e dos diferenciais foram instalados em pontos mais altos e todos os tubos de freio são de aço. Atualmente, os criadores do carro estão trabalhando em discos de freios maiores, tanto na dianteira como na traseira. Logo, o Land Cruiser será destaque ao participar das competições australianas e, acredito, em breve fará bonito internacionalmente.
por: Fred M. Krijgsman
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4