- (15)
- (51)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (121)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Side by Side
Nova concepção de veículo, que vem ganhando as trilhas pelo mundo, já desembarcou no Brasil. Um deles, é o Terracross Z6 da CFMoto
De uns tempos para cá, um novo tipo de veículo off-road tem chamado a atenção. Trata-se da nova categoria chamada de UTV – do inglês Utility Vehicle – ou, mais especificamente denominada de Side by Side. O modelo, uma espécie de quadriciclos com lugar para duas pessoas (daí o nome ‘lado a lado’), caiu nas graças dos amantes da aventura 4×4 no mundo todo. Várias marcas estão apostando no segmento e o resultado é o aumento significativo de participantes, inclusive em competições.
Um dos modelos comercializados no Brasil é o Terracross Z6. Considerado o sucessor do quadriciclo ou seu irmão mais novo, o Terracross Z6, da CFMoto, já é sucesso de venda em mais de 20 países.
O modelo totalmente funcional provocou o interesse de consumidores e da mídia de todo mundo. Seu design, com estilo e inovação, reflete sua forma agressiva e a associação entre tecnologia e a liberdade de enfrentar uma grande aventura.
Com motor a gasolina SOHC de 594 cc, injeção eletrônica de combustível, e câmbio automático CVT, o Terracross atinge a velocidade máxima estabelecida pelo fabricante de 75 km/h e torque de 4,8 kgfm (a 5.500 rpm). Suas dimensões o tornam uma opção interessante para uso em trilhas. São 450 kg divididos em 2,63 m de comprimento e 1,32 m de largura. A altura é de 1,80 m e o vão-livre fica na casa dos 24 cm.
A tração é 4×2 com opções de uso 4×4 e 4×4 reduzida com acionamento eletrônico. O Z6 oferece também bloqueio dos diferenciais. Se mesmo assim ficar agarrado, o modelo tem à disposição guincho elétrico com capacidade de 3.000 lbs.
Seu cockpit é extremamente seguro, envolto por tubos reforçados e seus acentos compostos por cintos de segurança de três pontos. Para o passageiro, um apoio regulável oferece maior segurança em caso de capotamento, livrando as mãos que normalmente estariam nos tubos da ‘gaiola’ do cockpit. O volante é escamoteável e sobe a um leve toque, proporcionando mais facilidade ao piloto para sair do veículo. O para-brisa em policarbonato translúcido, assim como a capota, é removível.
O freio é a disco nas quatro rodas e também compõe os itens de segurança, assim como o freio de mão e a suspensão independente e regulável nas quatro rodas. No fim, diversão garantida e segura com um veículo novo que mescla itens do mundo dos quadriciclos com o dos carros.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4