- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Trilha Geriátrica
Se você já não enxerga aquela placa de longe, não consegue mais correr pelas trilhas sem ter que parar para recuperar o fôlego, se as gatinhas já te chamam de ‘tio’… Atenção, esse artigo pode ser para você
Para você que tem aquele jipão do ano ou mesmo para você que tem aquele velho jipão da década de 50, tem duas coisas que não se pode evitar na vida: só não fica velho quem morre cedo e envelhecer com saúde é, sem dúvida, uma opção!
Se você não cuidar do seu jipe, mesmo sendo ele 0 km, é fato que ele vai quebrar mais cedo ou mais tarde! Os ‘velhinhos’ então? Bom, para os que ainda são originais e não têm nenhuma peça adaptada ou manutenção em dia, nem se fala! Mas e o piloto?
Metabolicamente falando, nossa ‘garantia’ acaba por volta dos 30 a 35 anos. Cuidando direitinho, ainda dá para ter uma ‘garantia estendida’ que pode chegar até aos 40! E como isso funciona? Entre 30 e 40 anos, nosso metabolismo chega ao seu pico e passa a desacelerar, estabilizando e mantendo-se em níveis mais lentos.
Aí aparece aquela barriguinha, a mulherada começa a ter mais dificuldade para emagrecer, o fôlego vai ficando mais difícil… Os remédios vêm para controlar hipertensão, colesterol, etc!
Mas somos atletas, certo? Afinal, andamos quilômetros, cavamos, puxamos, empurramos e carregamos pedras! Conversa! Uma trilhazinha de vez em quando não pode ser considerada um exercício. Mas pode ser um grande esforço para o sistema cardíaco e vascular, que pode gerar a você, ‘tiozão’ um grande risco!
Muito importante para quem já passou dos 35 é manter atividades físicas regulares, boa alimentação, hidratação (com água e não com suco, refrigerante e muito menos cerveja) e tomar bastante cuidado com as chamadas interações medicamentosas! Medicamentos podem perder o efeito ou podem ser potencializados por algumas situações! Exemplo disso são as medicações para hipertensão, que podem ter suas doses suficientes para um quem trabalha em um escritório, mas não para uma atividade física mais intensa, irregular ou esporádica!
A alimentação, também, precisa ser bem controlada! Gorduras, frituras, açúcares e álcool são nocivos ao corpo e, no caso dos mais velhos, ainda demoram mais para serem metabolizados. Isso sem falar no sódio que desidrata e provoca uma reação em cadeia que pode culminar em Infarto ou AVC!
Como evitar? Faça exercícios físicos regularmente, alimente-se adequadamente, beba muita água e converse com seu médico, caso você seja usuário de algum medicamento de uso contínuo.
Cuidar para que o jipe esteja sempre em ordem é fundamental! Cuidar para que os equipamentos de segurança sejam adequadamente usados também. Mas se o piloto não se cuidar, o passeio pode não acabar bem.
Prevenir acidentes e infortúnios é dever de todos. Lembre-se: Segurança sempre em primeiro Lugar.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4