- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Fugindo da Copa
Opção diferente levou comboio de aventureiros para a 1ª Expedição Exploratória Deserto do Atacama bem no período da Copa do Mundo
Com 12 viaturas de variadas marcas levando quase 30 aventureiros, a expedição começou em Foz do Iguaçu, onde o comboio seguiu pelas intermináveis retas do Chaco argentino até Salta, que foi a base para o início da travessia da Cordilheira dos Andes. O grupo atingiu os 4800 metros de altitude do paso com muitos (inclusive os veículos) sentindo os efeitos do ar rarefeito. Os cilindros de oxigênio que a organização levou e recomendou foram importantíssimos e providenciais.
Depois de quatro dias de expedição, o comboio finalmente avistou o impressionante Licancabur. Do alto dos seus mais de 5900 metros de altura, o vulcão dá as boas vindas à cidade oásis de San Pedro do Atacama que, bem no meio do deserto, já é uma atração por sí só. San Pedro foi o ponto de partida para visitar o Valle de la Luna, as ruínas da Pukara de Quitor, o Valle de la Muerte, a laguna Cejar, o Salar do Atacama, os geiseres de El Tátio, a vila abandonada e a mina de Chuquicamata, a cidade litorânea de Antofagasta, onde o grupo conheceu a obra “La Mano del Desierto” e vislumbrou o oceano Pacífico e o monumento natural “La Portada”. Foram cinco dias incríveis do deserto mais árido do mundo até a imensidão das gélidas águas do pacífico!
Antes de seguir para o tradicional Paso Jama e enfrentar novamente a altitude, os aventureiros passaram pelas lagunas Miñique e Miscanti e circundaram o imponente – e ainda em atividade – vulcão Lascar, indo até o paso Sico. Desta vez, porém, com todos já adaptados à altitude, não houve nada além de apreensão e a fronteira para a Argentina foi vencida facilmente. De lá o grupo seguiu para Purmamarca, onde todos puderam relaxar agora em menor altitude.
Na Argentina novamente, depois de apreciar o Cerro de Los siete Colores em Purmamarca, os participantes conheceram ainda as cidades de São Miguel de Tucuman e Santiago del Estero, locais escolhidos para relaxar e retomar o contato com o meio urbano depois de dias de isolamento no deserto com paisagens indescritíveis, falta de oxigênio, contato direto com a natureza, trechos sem combustível, fauna endêmica, temperaturas extremas e muita aventura!
Após quase vinte dias de expedição, o comboio retornou para o Brasil em Foz do Iguaçu, onde se encerrou a aventura. Alguns participantes, então, tomaram o caminho direto para casa e outros aventureiros ainda aproveitaram para conhecer as incríveis Cataratas do Iguaçu, considerada uma das novas sete maravilhas do mundo. Outros ainda aproveitaram para fazer compras no mercado livre de impostos da fronteira com o Paraguai, uma verdadeira feira com produtos das mais variadas origens, qualidades e preços.
Assim, a Expedição Exploratória Deserto do Atacama organizada pela Soldier Adventures com o apoio mecânico da oficina off road Atacama 4×4 e em parceria com a Goodyear do Brasil, da Gama 4×4, das lojas Pé na Trilha, da AVM, atingiu com sucesso todos os objetivos: Chegar ao incrível deserto do Atacama e ao oceano Pacífico, retornando com todos os veículos sem nenhuma pane grave e o mais importante, com todos os participantes em segurança!
por: Soldier Lopes
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4