• (15)
  • (51)
  • (28)
  • (10)
  • (25)
  • (6)
  • (50)
  • (19)
  • (53)
  • (69)
  • (122)
  • (22)
  • (31)
  • (28)
  • (29)
  • (7)
  • (18)
  • (36)
  • (20)

Anuncie também

Anuncie gratiutamente na mais completa seção de classificados off road da web brasileira

História Troller
Março 29, 2017

Troller, uma história do valente 4×4 brasileiro

Os trolls são personagens das lendas escandinavas, que habitam as florestas e cavernas da Noruega. Segundo a tradição, os trolls são seres fortes, fieis e leais que protegem as florestas e trazem sorte para aqueles que mantêm seu habitat intacto. É dessa força, lealdade e amor pela natureza que vem a ligação do nome com sua adaptação brasileira para o Troller, uma marca genuinamente brasileira fundada em 1997.

A criação do Troller começou em 1994. O engenheiro cearense Rogério Farias desenvolveu o protótipo que, em abril de 1996, foi apresentado com o nome de Troler (com apenas um ‘L’). Os primeiros 44 exemplares produzidos foram vendidos para pilotos de rally de todo o país. Assim, a marca começou a ganhar a sua fama em virtude dos resultados apresentados e a montadora ainda pode usar as competições como um laboratório de desenvolvimento para o produto.

História Troller

Em 1997, o empresário Mário Araripe apostou no projeto e se associou a Farias, fundando oficialmente a Troller Veículos Especiais AS. O processo de produção em linha iniciou-se com o modelo RF Sport equipado com motor 1.8 a gasolina e capota de lona. No ano seguinte, o Troller recebeu como modificação a utilização do motor 2.0 de 110 cv.

A empresa deu sequência ao fornecimento de exemplares do jipe TROLLER a competidores que com eles ganharam inúmeros títulos em muitos campeonatos de rally por todo país, aumentando assim, a fama do resistente e robusto automóvel. A empresa, também, investiu na criação de uma rede de representantes e de assistência técnica em todas as regiões do Brasil.

Em 2000, o Troller passou a ser equipado com o motor MWM Turbodiesel 2.8. Nesse ano, a Equipe Troller participou do Rally Paris Dakar e chegou com seus quatro carros ao final da competição, sendo que um deles conseguiu a quarta colocação em sua categoria. O carro também foi campeão do Rally dos Sertões. Em 2001, a Equipe Troller conquistou para o Brasil o inédito título de Campeã Mundial de Rally na categoria T 3.2 Diesel, incluindo o título de vice-campeã do Paris-Dakar daquele ano, uma das provas do calendário.

História Troller

Em 2002 o Troller T4 teve mais melhorias, como porta traseira, novos eixos, freio a disco nas quatro rodas e roda livre. Com espaço consolidado no mercado e nome forte no esporte, a Troller criou em 2003 a sua própria competição, a Copa Troller, considerada um dos rallies mais importantes do país, sendo dividido em cinco categorias: Passeio, Expedition, Turismo, Graduados e Master.

Para o Rally dos Sertões de 2005, a Troller fez um T4, versão especial de competição, para 21 clientes. Foi a maior equipe da história do Rally dos Sertões. O ano de 2006 foi de mudanças para o T4. As mais importantes foram o novo motor NGD 3.0 eletrônico de 163 cv, o novo sistema de embreagem, amortecedores e rodas.

No dia 4 de janeiro de 2007, o presidente da Ford Motor Company para a América Latina anunciou oficialmente a aquisição da TROLLER, por um valor estimado de R$ 400 milhões. A empresa americana passou a oferecer toda a tecnologia e recursos para os processos de produção e desenvolvimentos dos veículos.

 

Loja Planeta Off-Road

 

Em outubro de 2008, a fábrica foi completamente remodelada com novas tecnologias e recursos para a produção dos veículos. Além de aumentar a produtividade, as mudanças introduzidas na fábrica contribuíram para aprimorar a qualidade do modelo, tendo como foco principal a ampliação de participação de mercado e a satisfação dos clientes. Já no ano seguinte a marca apresentou o novo TROLLER T4 com mais de 500 novas peças como: dianteira reestilizada, para-brisa com vidro curvo, grade removível, capota removível mais leve, apliques nos para-choques e novo padrão de acabamento interior. Tudo para aprimorar a qualidade do produto com harmonia e estilo sem comprometer o seu incrível desempenho e robustez. Esse também foi o ano recorde de vendas da marca, consolidando seu espaço para vendas especiais, atendendo empresas e órgãos governamentais como a Polícia do Ceará, Secretaria de Saúde do Maranhão, dentre outros.

História Troller

Em 2012 a Troller apresentou o Novo T4 2013, com motor MWM International MaxxForce 3.2 TGV com emissão reduzida de poluentes, dentro do padrão Proconve L6. O veículo, também, ganhou peito de aço, snorkel de série, além de novas combinações de cores.

No ano de 2014 a Troller apresentou a nova geração do seu valente 4×4. Apesar do visual completamente novo, as novidades do modelo não ficaram só na aparência. O Troller ganhou novo motor de cinco cilindros Duratorq 3.2 e câmbio de seis marchas. As mudanças foram uma grande evolução, mantendo a característica de robustez e desempenho, o que só aumentou o sucesso da marca no país.

Versões especiais

Ao longo de sua história, a Troller lançou algumas versões em séries especiais que se tornaram objeto de desejo.

Com o lançamento da série exclusiva e limitada Expedition, a Troller criou um utilitário preparado para viagens de longa duração com itens de estilo e equipamentos que realçavam o visual aventureiro. Além de oferecer garantia de dois anos, a Expedition contava ainda com combinação única de cores (amarelo Expedition e cinza fosco London Gray), além de itens de série como um grande bagageiro, snorkel, capa de estepe personalizada, entre outros. Foram produzidas somente 100 unidades desta edição limitada. Na compra de uma Expedition, o consumidor ainda ganhava uma jaqueta personalizada com as cores da versão Expedition, bordada com seu nome e tipo sanguíneo.

História Troller

Em 2011, a Troller lança o T4 Desert Storm, uma série especial, limitada e superequipada. A Desert Storm oferecia pintura especial na cor Bege Atacama fosco, como os carros usados em operações especiais no deserto, e capota rígida removível da mesma cor. Itens de série como snorkel, guincho com capacidade de 9.500 libras, para-choques especiais e muito mais. O utilitário contava ainda com outros equipamentos para uso tanto em trilhas como na cidade: ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, entre outros.

Recentemente, a montadora lançou o Troller T4 Bold, versão em edição limitada de 180 unidades inspirada no lado selvagem da natureza. O modelo saiu com rodas aro 17, snorkel, adesivos exclusivos e carroceria em dois tons.

História Troller

 

 

 

Comentários