- (15)
- (51)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (121)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Baja Jalapão
Prova da modalidade Cross Country superou todas as expectativas e premiou seus campeões após 1019 quilômetros de percurso
A terceira edição do Rally Baja Jalapão 500 foi exuberante em toda a sua magnitude, desde a recepção dos competidores até a premiação realizada no Capim Dourado Shopping em Palmas/TO. Com o total de 1019 quilômetros de percurso, sendo 634 quilômetros de especiais cronometradas, a prova mostrou por que é uma das preferidas do calendário do off-road nacional, e coroou as equipes mais constantes entre os 39 veículos que estiveram na disputa do final de semana, 3 e 4 de junho, nas Motos, Quadriciclos e UTVs, válido para a 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
O Jalapão é um lugar inesquecível para todos que já passaram e é uma surpresa para aqueles que estão indo pela primeira vez. No sábado (3), os competidores deixaram Palmas e entraram no famoso Deserto do Jalapão/TO. A largada aconteceu às 10 horas, sob sol forte e temperatura de 35°C e a chegada foi em São Félix do Tocantins/TO.
No domingo, os competidores deixaram São Félix do Tocantins/TO, entraram novamente no Parque Nacional do Jalapão e retornaram à Palmas, local de partida do certame no sábado.
O piloto Denísio Nascimento e o navegador Idali Bosse com o Can-Am foi o primeiro colocado entre os UTVs, ele concluiu com o tempo de 04h33m11s. “A prova foi incrível, o Henrique Arena e toda a equipe da organização fez uma prova ótima. Um bom treino para o Rally dos Sertões, foi sensacional”, elogiou o catarinense Denísio, de Brusque (SC).
O estreante Leonardo Beleza esteve ao lado do experiente Rogério Almeida, representantes do Ceará, e conquistou a terceira posição na geral entre os UTVs e primeiro na categoria Super Production. “É uma competição dura, mas muito show a prova, muito técnica, foi um grande aprendizado. A experiência do navegador ajudou bastante!”, comentou o piloto Leonardo.
“É a primeira vez que estou correndo o Baja Jalapão 500, mas já conheço a região de passarem por outras provas do Sertões e é sempre muito bom estar voltando ao velho e temido Jalapão. E nosso foco foi utilizar a prova como treino para o Sertões em agosto”, disse Rogério Almeida.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4