• (15)
  • (50)
  • (28)
  • (9)
  • (25)
  • (6)
  • (50)
  • (19)
  • (53)
  • (69)
  • (120)
  • (22)
  • (31)
  • (28)
  • (29)
  • (7)
  • (18)
  • (36)
  • (20)

Anuncie também

Anuncie gratiutamente na mais completa seção de classificados off road da web brasileira

Edson João da Costa
novembro 28, 2017

Edson João da Costa

O vício pelo off-road despertou em Edson João da Costa o desejo de fazer mais pelo esporte. Entre tantas trilhas e desafios superados, hoje ele é um dos promotores de eventos mais bem conceituado do Brasil

Para contar a história de um dos principais organizadores de eventos fora-de-estrada do Brasil, Edson João da Costa, vamos até 2001, na cidade de Blumenau/SC. Na época, ele foi apresentado a este universo pelos amigos Mércio e Jorge Felsky (primos), a quem ele responsabiliza pela sua contaminação com o vírus do off-road.

“Comprei do Mércio um Suzuki Samurai cinza, e na sequência fomos até o sítio do Tuco (Jorge) para brincar nas trilhas de lá. Foi um momento de muito prazer e que me gerou novas expectativas; nascia ali o desejo de me tornar piloto de rali de regularidade”, lembrou Edson, que então, começou a competir. “Porém, um ano e meio depois, veio a oportunidade de navegar para o Tuco em um Rally Universitário; e eu sempre gostei demais da navegação. Conquistamos o segundo lugar e, a partir dali, nunca mais abandonei a função de navegar. Nascia mais uma dupla para competir nos ralis do Brasil, e minha presença era constante em diversas provas do território nacional. Porém, eu estava tão viciado, que comprei uma Mitsubishi Pajero TR4 para entregar à algum piloto e ter a oportunidade de fazer as etapas da Mitsubishi Motorsports”, contou.

Porém, Edson queria mais… Sempre inquieto e ao lado de pessoas que pensavam como ele, em 2006, pela primeira vez, falou-se o nome “Transcatarina” – atualmente, um dos maiores eventos off-road do Brasil, que conta com mais de 200 carros no grid. A ideia era fazer em Santa Catarina um rali nos moldes do Transparaná – rali de regularidade consagrado no calendário nacional, que em 2018 registrará a 24ª edição.

Edson Transcatarina

“Mas foi em 2008, durante uma conversa casual entre amigos, que depois de dois anos de insistência, o Wagner Souza abriu um mapa do Estado em cima de uma mesa de sinuca e começou a apontar por onde poderíamos passar o rali. No dia seguinte, estruturei o projeto, fiz contatos com as prefeituras e dois meses depois, entramos no carro e iniciamos as viagens para reuniões, captação de patrocínio, escolha dos roteiros etc. Em 2009, demos a largada do 1º Transcatarina (inspirado no Mitsubishi Motorsports e Copa Troller) e nasceu a SC Racing”, detalhou.

O promotor de evento ressalta que um dos principais diferenciais do Transcatarina é a equipe de apoio que possui; com mais de 100 pessoas dedicadas para fazer o evento acontecer da melhor forma possível. “A maior parte dos integrantes está conosco desde o início das atividades, e são eles, junto com os participantes, quem nos dizem o que precisa ser feito e melhorado. Eles estão dentro da trilha, entendem do assunto e contribuem demais para o nosso aprimoramento”, reconheceu Edson.

Loja Planeta Off-Road

 

Outro ponto destacado é o desejo de alguns competidores em colaborar para a realização de cada edição. “Além dos patrocinadores habituais (aqueles que acreditam no nosso propósito e percebem o valor em atrelar a sua marca a nossa), temos também os competidores que são empresários e fazem questão de patrocinar os nossos eventos. Chama-me a atenção porque muitas vezes o ramo de negócio deles não tem relação com o automobilismo, porém, eles enxergam o retorno de imagem que somos capazes de oferecer e, ainda, o maior retorno deles é a gratificação de ver nossas provas acontecer com o máximo de empenho e sucesso”, destacou.

Em 2018, o Transcatarina completará 10 anos. Para tanto, Edson vendeu a sua parte na sociedade que tinha em uma estamparia e passou a se dedicar exclusivamente aos eventos. Criou o campeonato estadual de rali de regularidade: o Rally SC, que em virtude da falta de patrocínio está congelado desde 2015. “Mas temos boas notícias. Estamos tentando viabilizar para 2018 o retorno do Rally SC, com quatro etapas a fim de valorizar os competidores da casa e fomentar novos off-roaders. Voltaremos com ainda mais qualidade e quantidade de grid, e claro, com bons patrocinadores e apoiadores deste esporte”, afirmou.

Edson Transcatarina

O primor com o qual sempre organizou seus eventos e a forma como prioriza o bom atendimento dos competidores, fizeram com que a SC Racing conquistasse visibilidade e credibilidade. Novos caminhos foram abertos, e por meio do amigo Deco Muniz, a SC Racing foi convidada para ajudar a organizar a Polaris Cup Nordeste 2017. A fórmula do Transcatarina foi aplicada ao campeonato do UTVs, levando novos ares aos participantes desta modalidade, que experimentaram um novo conceito de eventos off-road, com ambientes e confraternizações que atraem pilotos, navegadores e, principalmente, suas famílias. “Priorizamos criar oportunidades de reunir as famílias, e não somente as equipes. Nosso objetivo é agregar o máximo de pessoas, proporcionando um clima agradável e momentos marcantes. Essa é a nossa receita”.

Em 2015, veio mais um novo produto com o DNA SC Racing: as expedições. Primeiro, com roteiros nacionais (com foco nas belezas do Nordeste), e agora, desbravando a América do Sul (Argentina e Chile).

Entre tantos desafios superados, a paixão pelo off-road sempre foi o combustível para fazer diferente e de mostrar para o público que é possível oferecer mais e melhor sempre! A superação está no sangue de Edson, cujo lema é: Horizontes sem Limites!

por: Isis Moretti

 

 

 

Comentários