- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
Sherp The Ark: ucraniano para chegar ao fim do mundo
Veículo tem qualidades e atributos de sobra para levar até 24 pessoas onde quiser
Quem aí acha que tem um jipão enorme e indestrutível? Ou mesmo, quem sonha em ter um? Pois eu vou quebrar suas expectativas ao apresentar o Sherp The Ark! Este sim é um veículo off-road bruto, grande e feito para chegar onde quer que você invente de ir.
O veículo off-road ucraniano faz qualquer obstáculo parecer fácil e a grande sacada está no “trailer”. Isso porque, na verdade, a parte de trás do The Ark não é um trailer e sim uma unidade em módulo com tração nas seis rodas. Assim, o veículo é um 10×10 com quase 10 metros de comprimento e peso total de 4.800 kg. A cabine abriga o motorista, três passageiros e motor diesel Doosan D24, que é o responsável por enviar energia para todos os dez pneus agrícolas de 63 polegadas por meio de um sistema muito simples, embora resistente: acionamento por corrente e um eixo cardã escondido dentro do chassi.
O módulo traseiro é responsável por 240 dos 330 galões de capacidade de combustível e 3.000 kg da capacidade total de transporte e permite uma flexibilidade a mais. O Ark tem um volante (parece mais um manche) com articulação em três eixos que permite ao motorista girar a frente do Ark não só para um lado e outro, mas, também, para cima e para baixo. Isso dá ao veículo uma absurda capacidade de superar obstáculos.
Os atributos do grande Sherp não param por aí. O Ark tem controle de tração que possibilita desligar a tração em cada uma das 10 rodas. O veículo é equipado, também, com um sistema de circulação de ar que usa os gases do escape para inflar ou esvaziar os pneus individualmente. No caso de um pneu furado, é possível desligar o fornecimento de ar para ele. O sistema também trabalha com bombas automáticas que bombeiam água para fora da cabine.
Agora, sabe o que mais impressiona? O The Ark é equipado com um pequeno motor Doosan D24, um turbodiesel de 2,4 litros que produz 74 cv e 236 lb-ft de torque conectado a uma transmissão manual de cinco marchas. Mas como um motor assim consegue mover as cinco toneladas do Sherp? A resposta é simples, multiplicação de torque através da redução de engrenagens. Claro que há consequências, a velocidade máxima é de apenas 30 km/h. Sim, é pouco, mas ele não para, nem na água. O Ark pode flutuar e rodar na água a uma velocidade de 5,7 km/h.
Existem três módulos disponíveis – uma plataforma de carga plana, um tanque de líquido e uma caixa fechada – todas com capacidade de carga de 6.600 libras. A unidade de caixa pode ser transformada em um veículo de transporte de pessoal com até 21 lugares ou módulo de habitação para projetos de longa expedição em áreas de difícil acesso.
O Sherp The Ask é um monstro desbravador de 250 mil dólares e que praticamente nada pode interromper seu caminho, a não ser uma estrada asfaltada, já que ele não é legalizado para andar em vias públicas.