• (11)
  • (23)
  • (11)
  • (6)
  • (10)
  • (6)
  • (10)
  • (7)
  • (51)
  • (19)
  • (98)
  • (5)
  • (8)
  • (3)
  • (20)
  • (6)
  • (5)
  • (1)
  • (8)
  • (20)

Anuncie também

Anuncie gratiutamente na mais completa seção de classificados off road da web brasileira

Abril 5, 2025

Tank 300 é o 4×4 mais bruto (e hi-tech) que você vai ver por R$ 333 mil

O novo SUV da GWM mistura visual retrô, motor híbrido de quase 400 cv e um arsenal off-road digno de jipe raiz. Fomos para a trilha ver se ele aguenta o tranco — e ele aguenta.

Alguns gramas de Jeep Wrangler, umas pitadas internas de Mercedes G 63, uma colher de Land Cruiser do final da década de 1990, uma xícara de Bronco e tecnologia à vontade. Está aí o que eu diria ser uma ‘receita’ básica do Tank 300, SUV híbrido lançado essa semana pela GWM no Brasil.

Visualmente, o Tank 300 não deixa dúvida que tem condição de brigar forte com opções digamos, mais puro-sangue off-road. Mas cara de valente não é suficiente para um bom desempenho fora-de-estrada e, por isso, nós fomos colocar em prova a novidade da GWM no nosso habitat: uma pista todo-terreno. 

A pergunta que você deve estar fazendo – e que nós também fizemos ao ver o carro – é: o Tank é mesmo um veículo off-road que pode entregar uma performance além do convencional SUV? A resposta é sim, o Tank 300 pode ser um carro de jipeiro e eu vou te contar o porquê.

Apesar da mistura de influências visíveis no Tank, o SUV chega ao Brasil sem um concorrente direto. O modelo da GWM tem uma proposta diferenciada, que a marca chama de “luxury adventure”, e que, dentro da faixa de preço, não existe um concorrente do mesmo nível. Esse padrão fica bem claro ao conhecer de perto os detalhes do veículo. Ele traz uma união da robustez com luxo, da aventura com sofisticação.

Para a fase de lançamento, a GWM preparou um preço especial: o Tank 300 estará disponível no mercado brasileiro por R$ 333.000, valor que será válido apenas para o mês de abril. Ainda não há definição do preço a partir de 1º de maio.

Para o ano-modelo 2026, o Tank 300 estará disponível em cinco cores: Cinza Dakar, Laranja Saara, Vermelho Brava, Preto Khalifa e Branco Noronha. O veículo terá uma linha de acessórios originais com destaques como grade dianteira, capô com entradas de ar, escada e bagageiro laterais (no estilo da Nova Defender), entre outros.

Tecnologia

Quando o assunto é conectividade, o Tank 300 se destaca. O SUV traz um painel de instrumentos com computador de bordo integrado e duas telas Full HD de 12,3 polegadas cada, além de oferecer conectividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. Também conta com wi-fi a bordo, conexão 4G, navegação GPS nativa e comandos de voz em português, com direito a atualizações de software via nuvem (OTA – Over The Air).

O Tank 300 é o primeiro modelo da GWM no Brasil a contar com uma App Store nativa integrada à central multimídia. A novidade permite baixar e utilizar aplicativos diretamente na tela do veículo, com acesso à internet usando o próprio plano de dados do carro. Isso poupa o uso da franquia do celular e ainda garante melhor qualidade de conexão, graças à antena interna mais robusta.

Tank 300

Entre os recursos adicionais estão a chave inteligente, controle automático do volume de som de acordo com a velocidade, diversas entradas USB distribuídas pela cabine e o aplicativo My GWM, que permite monitorar e controlar remotamente diversas funções do veículo.

Entre alguns dos recursos de segurança ativa e passiva de direção estão: full parking assist, frenagem de emergência autônoma, alerta de emergência de tráfego traseiro cruzado, auto reverse assistance, assistente de cruzeiro inteligente, reconhecimento de sinais de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistente de permanência em faixa e alerta de mudança de faixa. Trata-se de um completo sistema de condução de direção semiautônoma ADAS (Advanced Driver Assistance System) nível 2+, que fornece toda essa assistência ao motorista por meio de câmeras, sensores e radares instalados ao redor de todo o veículo. 

Powertrain

Equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina com injeção direta, aliado a um propulsor elétrico, o GWM Tank 300 híbrido entrega impressionantes 394 cv de potência e 750 Nm de torque. Essa força combinada permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos, valor excelente para um carro de 2.600 kg e aerodinâmica de jipe. O motor elétrico está posicionado entre o motor a combustão e a transmissão automática de nove marchas, permitindo que ambos atuem em conjunto para transmitir o torque diretamente ao câmbio, que então o distribui mecanicamente, com uma caixa de transferência, entre os eixos dianteiro e traseiro.

O sistema híbrido oferece três níveis de frenagem regenerativa, além de um modo inteligente que permite reservar entre 30% e 80% da carga da bateria. Isso garante mais controle ao condutor, que pode escolher o momento ideal para utilizar a energia elétrica, como em trechos urbanos ou trilhas.

Tank 300

O motorista também pode selecionar entre três modos de operação do sistema híbrido. O modo EV prioriza o motor elétrico, ideal para uso urbano com autonomia suficiente para trajetos curtos. Já o modo HEV combina os dois motores para equilibrar desempenho e economia, perfeito para viagens longas e condução em off-road — sendo o único modo que permite a ativação da tração 4×4. Por fim, o modo Inteligente dá prioridade ao motor a combustão para recarregar a bateria em movimento, sendo recomendado para uso em rodovias.

Outro destaque é o sistema V2L (Vehicle to Load), que transforma o Tank 300 em uma fonte de energia para alimentar equipamentos externos — uma solução prática para aventuras ao ar livre ou situações emergenciais. Com potência de até 3.300 W, o V2L pode operar por cerca de 8 horas e meia, graças à bateria de alta voltagem com capacidade de 37,1 kWh.

Interior

O interior do GWM Tank 300 combina luxo e tecnologia com acabamento premium em soft touch, costura em padrão diamante nas portas e console central climatizado para manter bebidas aquecidas ou geladas. O volante em couro tem aquecimento e paddle shifts. O sistema de som de 640 W com nove alto-falantes reforçam a sensação de exclusividade.

Os bancos dianteiros, revestidos em couro Nappa, oferecem massagem, ventilação e aquecimento. O banco do motorista conta com ajustes elétricos em oito posições, memória de posição e função easy-entry. Já o banco do passageiro tem quatro ajustes elétricos.

Tank 300

Entre os destaques tecnológicos estão a iluminação ambiente com 64 cores, ar-condicionado dual zone com controles físicos e pela multimídia, teto solar elétrico e carregador por indução de 50W. A manopla de câmbio em estilo manche de avião, a Tank Shifter, é um toque de personalidade criado pela equipe brasileira.

O conforto acústico também chama atenção: o Tank 300 usa cancelamento eletrônico de ruído, vidros duplos com material fonoabsorvente, vedação tripla e isolamento acústico no motor.

Exterior

Por fora, o GWM Tank 300 combina visual sofisticado com robustez off-road. Com design marcante, traz para-choques, molduras dos paralamas e maçanetas em preto, estribos laterais, rack de teto, estepe fixado na traseira com suporte elevado, janelas com função one-touch e barra de proteção contra impactos em aço.

Está pronto para aventuras: há espaço para instalação de guincho dianteiro, preparação para engate traseiro e conector elétrico para iluminação de reboque. Na iluminação, o SUV conta com faróis Full LED inteligentes com ajuste de altura e comutação automática, luzes de neblina em LED e função cornering, que aciona o farol de neblina em curvas de baixa velocidade.

Suas dimensões reforçam a proposta robusta: são 4.760 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.903 mm de altura e 2.750 mm de entre-eixos. O porta-malas oferece 836 litros, que chegam a 1.520 litros com os bancos traseiros rebatidos. O tanque comporta 70 litros e o peso em ordem de marcha é de 2.630 kg.

Off-Road

O GWM Tank 300 não é apenas um SUV híbrido com visual robusto, ele é um verdadeiro off-road raiz, projetado para enfrentar os terrenos difíceis com confiança e desempenho. A base de tudo é a arquitetura híbrida Hi4-T, com carroceria montada sobre chassi e tração 4×4 utilizando caixa de transferência e cardãs.

 

A base de tudo é a arquitetura híbrida Hi4-T, com carroceria montada sobre chassi e tração 4×4 utilizando caixa de transferência e cardãs

 

A transmissão automática de nove marchas com conversor de torque foi a primeira do mundo desenvolvida especificamente para veículos híbridos com uso off-road. Com 97% de eficiência, entrega potência com suavidade nas trocas de marcha, mesmo em altas velocidades ou terrenos acidentados.

A tração 4×4 conta com modos 2H, 4H e 4L (reduzida), além de bloqueio eletrônico de diferencial central, dianteiro e traseiro. Esses bloqueios podem ser ativados em apenas 200 milissegundos com um toque de botão. A suspensão é independente na dianteira (duplo A) e com eixo rígido e molas helicoidais na traseira.

Com o Sistema Todo-Terreno (ATS), o Tank 300 oferece nove modos de condução off-road: Neve, Montanha, Rocha, Lama, Areia, Estrada Acidentada, três configurações padrão (2H, 4H e 4L). A novidade do modelo é o modo Expert, totalmente customizável, permitindo ao motorista escolher a configuração ideal manualmente.

Entre os recursos inteligentes, destaque para o Tank Steering, um assistente de manobra que ‘trava’ a roda traseira do lado interno da curva e reduz em até 20% o raio de giro do SUV, facilitando retornos e curvas fechadas, item muito útil em trilhas estreitas. Já o Controle de Cruzeiro Off-Road (CCO) permite condução suave em terrenos muito acidentados mantendo a velocidade entre 4 e 12 km/h, ajustando automaticamente torque, transmissão e frenagem.

A Interface Modo Off-Road exibe informações em tempo real na multimídia, como bússola, inclinômetro, altitude, ângulo de giro das rodas e pressão atmosférica, dados que auxiliam e o off-roader para manter o controle do veículo.

Outro destaque tecnológico que reforçam a vocação off-road do Tank 300 é o sistema de visão 360º com câmera de chassi transparente. Utilizando câmeras posicionadas ao redor do veículo, o SUV projeta na central multimídia uma visão panorâmica aérea (bird’s eye view) em tempo real, facilitando manobras em qualquer ambiente. O recurso se torna ainda mais valioso em trilhas, graças à função que simula uma visão “através do carro”, permitindo enxergar obstáculos como pedras, buracos e galhos mesmo embaixo do veículo. Essa visualização inteligente é integrada aos modos de condução e pode ser alternada manualmente pelo motorista, com diferentes ângulos e até zoom em áreas específicas.

O Tank 300 entrega números de capacidades que poderiam ser melhores – 700 mm de capacidade de travessia em água, ângulos de entrada e saída de 32° e 33°, respectivamente, vão livre do solo de 222 mm – mas que, pela sua característica de construção, tem espaço para melhorias com pneus maiores, novos para-choques e, quem sabe, um upgrade na suspensão.

Tank 300 pode ficar ainda mais off-roadTank 300

Para quem gosta de deixar o carro com a própria cara – e ainda mais preparado para as trilhas –, o Tank 300 oferece um universo de possibilidades. No Brasil, a GWM vai disponibilizar 30 acessórios originais, sendo 19 deles já disponíveis nas concessionárias a partir de maio. Entre os itens confirmados estão bagageiros de teto, suporte de bicicleta, estribos personalizados, tapetes emborrachados, protetores de cárter e soleiras iluminadas, além de equipamentos voltados ao conforto e à praticidade no uso urbano e off-road.

Mas as opções não param por aí. Em países como Austrália, China e Emirados Árabes, o Tank 300 já aparece com versões preparadas de fábrica para o uso extremo no fora de estrada. Esses modelos contam com kits que incluem suspensões reforçadas, snorkel, guincho elétrico, pneus de uso misto, proteções adicionais na carroceria, para-choques tubulares e até iluminação auxiliar no teto. A comunidade off-road internacional também tem criado uma grande variedade de upgrades aftermarket, mostrando que o Tank é uma excelente base para projetos customizados — seja para aventuras no mato, expedições longas ou uso recreativo mais pesado.

Com uma estrutura robusta e um visual já agressivo de fábrica, o Tank 300 permite que cada dono leve o conceito de “luxo com aventura” ao seu próprio estilo — do asfalto ao barro. 

Tank 300
 

Conclusão

O Tank 300 chegou ao país inovando, dentro da faixa de preço, ao unir o desempenho off-road com o conforto e luxo. Seus atributos como o sistema de construção de carroceria sobre chassis, design externo sem firulas e partes da lataria vulneráveis, possibilidade de personalização com novos para-choques, guincho, snorkel, kits de suspensão, estribos e proteções (que já estão disponíveis em outros países), o tornam uma opção viável para uso off-road de verdade.

O uso de tecnologias a bordo pode ser visto como um empecilho por alguns, mas o nível de desenvolvimento que temos hoje deixa os veículos cada vez menos vulneráveis. Já é hora de começar a enxergar as tecnologias embarcadas como algo que vai proporcionar melhor desempenho, mais segurança, conforto e, por que não, mais diversão. 

Tank 300

 

 

Por: Adriano Rocha | Fotos: Adriano Rocha e divulgação GWM

 

Comentários