- (15)
- (50)
- (28)
- (8)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (121)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Desert Scorpion, a arma israelense para fazer bonito nos desertos do EUA
Fomos ver de perto como ficou a ‘arma’ israelense criada para fazer bonito nos desertos norte-americanos
Se você quisesse encontrar o que há de mais avançado em matéria de design e tecnologia para veículos off-road, onde você iria procurar? Provavelmente nos Estados Unidos. Talvez na Austrália ou Europa. Mas, você certamente não pensaria em Israel. Porém, numa de minhas viagens pelo mundo, conheci um cara muito interessante em Israel: Itzik Mini, proprietário, junto com Mosh Rachimi, da 4×4 Projects. Itzik é competidor em provas de trial e rally, construtor e preparador de carros a mais de 20 anos. É um ícone no seu país. Pode-se dizer, com certeza, que é um cara com experiência em projetos off-road. E essa foi a razão para irmos até Tel Aviv para ver essa história de perto.
Não tenho dinheiro para gastar em experiências
A 4×4 Project Itzig & Mosh fica em um subúrbio de Tel Aviv. Ela representa a essência de um 4×4 romântico, misturando uma obsessão por inovações técnicas com pessoas dispostas a sacrificar tudo por sua paixão. Essa obsessão e as limitações financeiras fizeram com que os dois se tornassem mestres em mecânica e metalurgia. “Não tenho dinheiro para gastar em experiências”, diz Itzik e completa, “quando crio um componente, ele tem que funcionar na primeira tentativa.” E foi assim que, em cerca de um ano, Itzik construiu o Desert Scorpion, um veículo específico para as chamadas Trophy Truck, provas de velocidade em terrenos desérticos.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4
Um Jeep modificado foi uma de suas primeiras criações. Na sequência, Itzik construiu o ‘Yellow Spider’, uma máquina de rock crawling feita para as competições em Israel. Então ele começou a fazer outra obra-prima, o ‘Desert Demon’, usando as melhores técnicas e o que tinha de melhor em tecnologia. Este monstro conquistou vários pódios, mas Itzik resolveu inovar e criar um monstro, o ‘Desert Scorpion’ com seus impressionantes 600 cv de potência.
Meu primeiro encontro com Itzik foi há nove anos, quando ele era piloto e mecânico nas expedições Isuzu Challenges. Nestes anos, Itzik tem viajado e buscado a perfeição em matéria de projetos 4×4. Em uma de suas viagens aos EUA, ele ficou inspirado ao ver, no Baja 1000, máquinas de 800 hp voando a 200 km/h em estradas terríveis. Durante a última década, os sonhos mudaram, as pessoas cresceram e o talento tornou-se profissão. O resultado: o ‘Desert Scorpion’.
No off-road mundial, o Trophy Truck é uma das categorias mais extremas e exigentes em termos de requisitos ao veículo. Este cenário foi o desafio pessoal e profissional para Itzik. Antes de colocar a mão na massa, a dupla Itzik e Mosh aprendeu os segredos da solda chromoly. Eles só começaram o processo de montagem da estrutura quando receberam a confirmação de um laboratório de testes de que a qualidade da soldagem era boa o suficiente. Eles também se sentaram na frente do computador para estudar e simular como a suspensão iria trabalhar e, é claro, seus conhecimentos depois de anos e anos em competições foram fundamentais na criação do novo equipamento.
Após a definição do projeto, a construção começou. A escolha dos mecanismos de suspensão foi feita com antecedência, mantendo um alto nível de desempenho. Praticamente todos os detalhes foram feitos à mão, e isso inclui os eixos e diferenciais especiais, peças de suspensão e, é claro, todo o chassi tubular.
De acordo com Itzik, os custos de construção do Desert Scorpion já ultrapassaram o orçamento inicial. O motor e a engrenagem ainda nem foram totalmente finalizados. A ideia é levar o Desert Scorpion para corridas nos EUA como o Baja 1000, mesmo que em alguma categoria um pouco menor que a principal. Mas, como sempre, tudo depende de dinheiro, o que parece ser difícil conseguir em Israel.
Se parece bom no papel, em ‘carne e osso’, o ‘Desert Scorpion’ amarelo do Itzik é ainda mais impressionante. Passamos dois dias nas dunas para ver o seu desempenho. O motor rugindo transfere todo seu poder as rodas traseiras. A força do motor e o excelente trabalho da suspensão fazem o ‘bugão’ subir grandes dunas sem dificuldade. É de impressionar!
Ficha Técnica
Motor
GM 6.0 gasolina
Potência: 600 hp
Transmissão
GM 400 com sistema de refrigeração, 3 marchas
Relações:
• 1ª 3:1
• 2ª 2,45:1
• 3ª 1:1
Suspensão
Dianteira independente coil over com molas helicoidais King Springs, amortecedores com reservatório separado
Traseira coil over com molas helicoidais King Springs, amortecedores com reservatório separado. Eixo Dana 60 modificado
Rodas e Pneus
Pneus Maxxis 40” montados em rodas Procomp com beadlock
Freios
A disco nas 4 rodas
por: Fred M. Krijgsman
- Veja também: 10 fatos que mudaram a história do off-road
- Veja também: Manual do Zequinha Off-Road