- (15)
- (51)
- (28)
- (12)
- (26)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (132)
- (22)
- (31)
- (29)
- (35)
- (7)
- (18)
- (40)
- (20)
Suzuki confirma novo elétrico 4×4 no Brasil
A Suzuki iniciou oficialmente um novo capítulo de sua história no Brasil. A marca japonesa confirmou que lançará, ainda no primeiro trimestre de 2026, um veículo totalmente novo, 100% elétrico e com tração 4×4, reforçando sua presença no mercado nacional e mantendo o DNA de veículos preparados para qualquer tipo de terreno.
Embora o nome do modelo não tenha sido revelado no comunicado oficial, os indícios apontam fortemente para o Suzuki eVitara, primeiro SUV elétrico da marca, que já foi flagrado em testes no Brasil.
O Suzuki eVitara foi fotografado em Catalão/GO durante uma recarga em ponto público. O registro reforça a leitura de que o modelo já está em avaliação no país, possivelmente como preparação para o lançamento confirmado pela marca.

Anunciado globalmente no fim de 2024, o eVitara será produzido na fábrica da Suzuki em Gujarat, na Índia, com início de produção previsto para o segundo trimestre de 2025. Inicialmente destinado a mercados como Europa, Japão e Índia, o aparecimento do modelo em território brasileiro indica que o Brasil pode, sim, estar nos planos da marca para a América Latina.
Dimensões, proposta e motorização
Baseado no conceito eVX, o Suzuki eVitara se posiciona no segmento de SUVs compactos, com 4,28 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e 1,63 metro de altura, dimensões que o colocam em linha direta com os principais utilitários esportivos do mercado.

O design aposta em linhas retas e visual robusto, com clara inspiração em conceitos de SUVs urbanos modernos, mantendo uma identidade mais “quadrada”, algo tradicionalmente associado aos modelos da Suzuki.
No interior, o modelo traz dois painéis digitais integrados, comandos físicos — o que deve agradar parte do público mais conservador — e console central com seletor de marchas rotativo.
Em termos mecânicos, o conjunto elétrico do Suzuki eVitara chama atenção, especialmente para o público off-road, ao combinar uma bateria de 61 kWh com diferentes configurações de tração. Na versão 4×2, o SUV conta com motor elétrico de 171 cv e 19,3 kgfm de torque, enquanto a configuração 4×4 utiliza dois motores elétricos — um em cada eixo — que, juntos, entregam 181 cv e 30,5 kgfm, reforçando o alinhamento do modelo com a tradição da Suzuki no segmento de tração integral, agora aplicada a uma proposta totalmente eletrificada.
Fim do Jimny Sierra no Brasil
Outro ponto que ganha força nos bastidores é a saída de linha do Jimny Sierra, atualmente o único modelo da Suzuki comercializado no Brasil. Embora a marca não tenha feito um anúncio oficial sobre o fim do Jimny, a chegada de um novo produto elétrico e 4×4 pode marcar uma transição importante na estratégia da Suzuki no país.

Segundo Mauro Luis Correia, presidente da HPE Automotores, representante oficial da marca no país, o ano de 2026 será estratégico para a Suzuki: “2026 será muito promissor para a nossa marca no Brasil, com a chegada de um novo e atrativo produto que ajudará a consolidar ainda mais a Suzuki Veículos dentro do mercado nacional.”
Se confirmado como o novo elétrico 4×4 da marca, o Suzuki eVitara pode representar não apenas a estreia da Suzuki no universo dos elétricos no Brasil, mas também um reposicionamento importante da marca, conciliando tecnologia, sustentabilidade e tradição no fora de estrada.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4





