- (15)
- (50)
- (28)
- (8)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

O Brasil no paraíso americano das trilhas
Equipe com 16 brasileiros invade a trilha mais famosa do mundo, a Rubicon Trail
Aficionado por off-road desde quando era adolescente e morava nos Estados Unidos, Mauro Lohmann pensava em montar um projeto para levar brasileiros para a Rubicon Trail. Em 2009 conseguiu reunir o primeiro grupo, a maioria do Porto Alegre 4×4 Jeep Clube, do qual faz parte. Este ano, o grupo foi formado por 16 brasileiros e 14 australianos.
O evento acontece desde 1953 e pode ser considerado a mais tradicional aventura off-road do mundo. Tudo começou quando 155 entusiastas, a bordo de 55 jipes, fizeram a travessia entre Georgetown e Lake Tahoe pela Rubicon Trail em 29 de agosto daquele ano. A partir daí, o mês de agosto, verão norte-americano, é tradicionalmente a época para vencer os 26 quilômetros da trilha no alto de Sierra Nevada.
Este ano, a frota de Jeep foi toda composta por modelos Wrangler Sport 2010. Durante todo o trajeto, o grupo foi orientado por uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, os chamados “Trail Guides”. Graças a eles e à habilidade dos participantes, o grupo brasileiro conseguiu cumprir toda a trilha sem quebras mecânicas e sem a necessidade de uso do guincho. Ocorreram alguns danos de carroceria nos Jeep Wrangler Sport 2010 – veículos oficiais este ano – mas o fato é considerado normal para o nível de dificuldade e técnica exigido na Rubicon Trail.
Como manda a tradição, o comboio saiu de Georgetown chegando a Tahoma, na Califórnia. A aventura foi feita em dois dias, com pernoite montado no alto da serra. O acampamento conta com infra-estrutura completa que inclui mantimentos, barracas, produtos de higiene biodegradáveis, helicóptero para emergências e até um piano que é tocado para despertar os participantes às seis horas da manhã para enfrentar o restante dos desafios.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4