• (15)
  • (49)
  • (28)
  • (7)
  • (25)
  • (6)
  • (49)
  • (19)
  • (52)
  • (69)
  • (120)
  • (22)
  • (31)
  • (27)
  • (29)
  • (7)
  • (18)
  • (36)
  • (20)

Anuncie também

Anuncie gratiutamente na mais completa seção de classificados off road da web brasileira

Fortuner
Março 28, 2013

Feita para andar na selva

Durante o último Borneo Safari, tivemos a oportunidade de andar em um veículo único, especialmente preparado para este duro desafio na selva, e agora vamos revelar para você tudo sobre este Toyota 

Conhecido mundo a fora, incluindo a Indonésia – onde foi preparado este modelo, pela alcunha de Fortuner, o SW4 da década passada tem sido usado para uso off-road em vários países. Por ser um SUV de relativo baixo custo (lá fora, é claro!), a SW4 tem lugar garantido nas trilhas. Em alguns países até é um sucesso. Mas o que temos aqui é um SW4 preparado ao extremo por uma equipe da Indonésia e que fez muito sucesso no Safari Borneo, com suas difíceis trilhas em meio à selva. 

Fortuner

Este veículo saiu da Indonésia para participar da edição 2012 do Borneo Safari e lá tive a oportunidade de sair para uma sessão de fotos e um bom papo com seu proprietário Herman Harsoyo, conhecido pelo apelido de Mamang. Ele me contou que tudo começou em 2009, quando ele e sua equipe resolveram preparar um 4×4 para grandes expedições e algumas incursões off-road – sem muitos obstáculos extremos – nas muitas ilhas que formam o arquipélago da Indonésia. E, quanto mais eles avançavam no projeto, mais modificações iam fazendo além do planejado inicialmente. 

Loja Planeta Off-Road

 

Até mesmo a escolha de que tipo de veículo eles queriam construir levou certo tempo. Por fim eles decidiram pegar uma Toyota SW4 com motor 2.7 litros a gasolina e as modificações começaram. O motor foi mantido original, alterando apenas a utilização de Unichip e filtro de ar K&N. Manter o veículo apto à demanda que ia enfrentar, com grandes obstáculos em selvas remotas, esteve sempre nas cabeças dos membros da equipe. Assim, cuidar para que o veículo não viesse a ter problemas com manutenção e carregar todo o equipamento necessário para sair de enroscos foi fundamental. Afinal, quando se está numa selva, um pequeno problema pode significar ter que voltar a pé para casa. Para a equipe, a opção melhor foi colocar a bordo tudo que fosse necessário para levar o carro até o fim das trilhas. 

Fortuner

Num primeiro momento, eles fizeram apenas pequenas modificações, instalando um guincho e melhorando aspectos de segurança no interior do veículo. Para o guincho, a escolha caiu na utilização de um Warn 8274, o que exigiu mudanças na dianteira. Um novo para-choque foi construído com tubos de aço sem costura para receber o guincho e aguentar o duro terreno que a Toyota iria enfrentar. Parte da grade dianteira foi cortada para dar espaço ao conjunto. Usando o mesmo material, a equipe construiu um rock slider para servir de estribo e proteção lateral da SW4, e um para-choque traseiro também com guincho integrado, no caso, um Warn XP 9.5. 

Além disso, eles colocaram um forte bagageiro no teto capaz de carregar uma carga pesada de equipamentos e itens de camping necessários em excursões na selva ou grandes expedições. Na frente do bagageiro, quatro faróis Warn SDB 160 Dual Beams garantem a iluminação ideal nas pilotagens noturnas. Para ajudar na tarefa de iluminação, uma barra de leds de 20 polegadas foi instalada no para-choque.  

Para se manter a Toyota segura nas travessias dos alagados típicos das paisagens de selva, a equipe instalou um snorkel Safari, garantindo ar suficiente e protegendo o motor. Na carroceria, eles fixaram extensores de para-lamas – fender flares – para evitar que o barro fosse jogado nos vidros. O acessório foi construído em fibra e se estende também pelas laterais, na parte debaixo das portas. 

Os novos pneus, também, foram fabricados na Indonésia, pela marca GT Radial. O modelo escolhido foi o Savero Komodo Extreme nas medidas 33×12,5R15, que deu um visual impressionante junto com as rodas 15×8 pretas em aço com bead-lock. O conjunto deixou o veículo com uma aparência digna de uma máquina para a prática de off-road extremo. 

Fortuner

O veículo possui suspensão independente na dianteira (sem barra de torção) e eixo rígido na traseira. Para manter uma boa dirigibilidade, tanto em estradas como no uso off-road, a solução foi simples. Para melhorar o desempenho da suspensão original, Mamang colocou amortecedores coil-over da Old Man Emu na dianteira e molas EFS na traseira. Para garantir que a SW4 não perderia tração em qualquer situação, bloqueios a ar ARB foram instalados na dianteira e traseira. 

Mamang também colocou sua equipe para fazer mudanças no interior, visando a aumentar a segurança e o conforto. A primeira coisa a se fazer foi instalar uma gaiola de proteção que garante a integridade não só do motorista e navegador, mas também dos dois passageiros que viajam no banco de trás. Para dar mais conforto, os dois tripulantes da frente vão sentados sobre bancos Master Craft Baja RS, enquanto os de trás têm modelos individuais da Captain Seat. Assim, os quatro ocupantes vão sentados com total conforto e segurança.  

Com o carro pronto, Mamang e sua equipe deram logo seu apelido: Aumakua. O nome vem da mitologia havaiana e se refere a um ser que, em forma de tubarão, intervém para salvar seus descendentes do mal e do azar. Segundo Mamang, seu SW4 tem ‘cara’ de tubarão!

Fortuner

por: Fred M. Krijgsman

 

 

 

Comentários